Reality show: formato vira sinônimo de sucesso no Brasil em 2019 – Metrópoles


atualizado 20/12/2019 21:11
Que o brasileiro adora um reality show, não é novidade. O formato – criado na Inglaterra, em 1973–, demorou a conquistar os telespectadores daqui. Só com a estreia de A Casa dos Artistas, no SBT, em 2001, foi que o modelo emplacou no Brasil. Dezoito anos depois, contudo, esse tipo de entretenimento mantém sua força. Em 2019, programas como Big Brother Brasil, A Fazenda, De Férias com o Ex, Power Couple e MasterChef lideraram, não só a audiência, mas as listas de assuntos mais comentados e pesquisados na internet durante todo o ano.
Empresa de marketing digital, a SEMrusch realizou uma pesquisa para saber quais realities foram os mais populares entre os brasileiros em 2019. Os dados apuraram levantamentos realizados em mecanismos de busca, como Google e Bing. O Big Brother Brasil, da Rede Globo, sai campeão com 23 milhões de buscas realizadas. A atração global passou na frente de folhetins como A Dona do Pedaço, Espelho da Vida e Bom Sucesso, todos com altos índices de Ibope.
Big Brother Brasil 19 (Globo) – Desde a primeira edição, em 2002, o BBB se mantém no posto de principal reality show da TV brasileira. Apesar de uma última edição morna, a atração global se manteve no topo de assuntos mais comentados e programas de TV mais pesquisados na webReprodução / Instagram
Ela afirmou que foi um livramentoAgNews
De Férias com o Ex (MTV) – Apesar de não ter o mesmo alcance de um canal de TV aberta, a MTV conquistou ótimos resultados, principalmente com a edição Celebridades do reality. A receita do sucesso está nos ingredientes “raiz” da produção: pegação e barraco Reprodução / Instagram
Durante o confinamento, Lucas teve um caso com Hariany Almeida TV Record/Reprodução
MasterChef (Band) – Desde 2014, a competição culinária figura entre os assuntos mais comentados do Twitter. O relality transformou os jurados e cozinheiros Paola Carosella, Érick Jacquin e Henrique Fogaça em celebridades nacionaisReprodução
Mestres do Sabor, da TV Globo, também estará na programaçãoTV Globo/Divulgação
Bake Off Brasil (SBT) – A batalha de confeiteiros do canal de Silvio Santos não se equipara em audiência aos realities de confinamento, mas conquistou, em cinco temporadas, público fiel. A chef patissier Beca Milano se transformou em um dos principais nomes da confeitaria brasileira graças ao reality e aos bolos surpreendentes que apresenta na atraçãoSBT/Reprodução
The Voice Brasil (Globo) – O talent show musical da emissora carioca estreou em 2012 com uma vencedora brasiliense, Ellen Oléria, e muita repercussão nacional. Nas edições seguintes, o programa teve uma baixa na audiência e vem buscando se reerguer mudando os jurados e criando novas regrasGshow/Reprodução
The Voice Kids (Globo) – A versão kids do musical, exibida nas tardes de domingo, tem resultado melhor que o adulto. Afinal, o que poderia superar crianças fofas no palcoTV Globo/Reprodução
PopStar (Globo) – Tais Araújo apresenta o reality musical que propõe aos artistas contratados da TV Globo renovarem seus talentos. O programa conta com a participação popular e vem se destacando na programação de domingoTV Globo/Divulgação
Xuxa sempre focou em projetos sociaisInstagram/Reprodução
The Four Brasil (Record) – A primeira temporada, realizada em 2019, veio para atender um pedido da Rainha dos Baixinhos. Além da apresentação de Xuxa, a disputa musical conta com Aline Wirley, João Marcelo Bôscoli e Leo Chaves como jurados. O segurança do metrô de São Paulo, Ivan Lima ,venceu a temporada de estreia com 79,87%Instagram/Reprodução
 
A TV Record entrou no ranking com dois programas: Power Couple Brasil, competição entre casais comandado pelo saudoso Gugu Liberato, com 3 milhões de pesquisas, e a 11ª edição de A Fazenda, com 1,8 milhão. The Voice Kids, também da emissora carioca, e De Férias com o Ex, com 1,7 e 1,4 milhão, respectivamente, completam o TOP 5.
Segundo Katia Maria Belisário, professora da Faculdade de Comunicação da Universidade de Brasília (UnB), o sucesso do formato reflete o interesse das pessoas pela vida alheia. “Independentemente do nível cultural, é possível acompanhar as histórias, vigiar os acertos e falhas, criar uma identificação e se projetar nos participantes”, considera a especialista.
Entre os programas de TV, os realities e talents shows foram protagonistas nas conversas que acontecem todos os dias no Twitter. As acusações de racismo e zoofilia feitas, respectivamente, aos participantes Paula Von Sperling e Maycon Santos, levaram o BBB19 ao topo de assuntos mais comentados da rede em 2019. Já o interesse popular pelo namoro entre o modelo Lucas Viana e a goiana Hariany Almeida garantiu a vice liderança do ranking a 11ª edição de A Fazenda.
Na sequência, vem MasterChef Brasil, no terceiro lugar, Power Couple, no quarta, e The Voice Kids e a versão adulta, The Voice Brasil, nas quintas e sextas posições. De Férias com o Ex foi o oitavo assunto mais tuitado, à frente do Show dos Famosos do Faustão e O Aprendiz, da Band, apresentado por Roberto Justus.
Para Katia Maria Belisário, o apreço popular pelos talent shows se assemelha a paixão do brasileiro por esportes. “É sobre a necessidade de fazer parte de time, e se a pessoa escolhida sai vencedora, o telespectador é tomado por uma sensação de vitória também”. Apesar da atual boa fase, a especialista sinaliza para a importância da renovação do gênero: “Com o tempo é natural que haja um desgaste. É preciso se renovar”, conclui a professora da UnB.
Quer ficar por dentro do mundo dos famosos e receber as notícias direto no seu Telegram? Entre no canal do Metrópoles e siga a editoria no Instagram.
Sem Zion, New Orleans conta com noite inspirada de McCollum com 30 pontos para bater Memphis por 113 x 102; Ja Morant marca 36 pontos
Entre 2010 e 2012, Mano foi uma decepção no comando da Seleção Brasileira. Vira essa boca pra lá, Caio Ribeiro!
Equipe de Dallas abriu 25 pontos de vantagem, chegou a perder por 5 no último período e conseguiu vitória apertada no final
Abordagem ocorreu em passarela de Samambaia Sul, na madrugada desta 4ª. Policial voltava para casa de bicicleta após curso da PMDF
Coluna entrevistou o cantor que foi uma das atrações do WS On Board deste ano
Todos os direitos reservados

source

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Search this website
WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com