Três acontecimentos que podem abalar o mercado de criptomoedas na semana – Money Times
Após uma semana relativamente agitada nas criptomoedas, saiba em que ficar de olho nesta semana no mercado cripto:
Na semana passada, Celsius Network, uma credora de criptomoedas falida, rompeu as relações com o CEO, Alex Mashinsky, após um grupo representando clientes e credores no processo de falência ter pedido pela remoção dele.
O diretor financeiro da empresa, Chris Ferraro, foi transferido à função de “diretor de reestruturação” e CEO interino.
Na sexta-feira (30), o Departamento de Justiça dos Estados Unidos procurou bloquear saques da plataforma até que um examinador independente ter completado a investigação.
Celsius entrou com pedido para a devolução de fundos para clientes do programa de contas de custódia e reserva no início de setembro. Porém, o administrador designado pela justiça se opôs ao pedido, dizendo que “os pedidos são prematuros e deverão ser negados até que o Relaório do Examinador seja preenchido”.
A próxima audiência da credora de criptomoedas deverá acontecer na próxima quinta-feira (6).
Na semana passada, o cofundador da corretora de criptomoedas Gemini, Tyler Winklevoss, enviou uma proposta no fórum de MakerDAO para impulsionar a adoção da stablecoin Gemini dollar (GUSD) no ecossistema da organização autônoma descentralizada (DAO, na sigla em inglês).
A proposta apresenta planos para o aumento do volume de GUSD no módulo de estabilidade do lastro (PSM) em MakerDAO, o que permite usuários a emitirem DAI por meio da conversão de qualquer garantia aceita por MakerDAO. O PSM é considerado útil para manter o lastro de DAI ao dólar.
Pelos próximos três meses, Gemini contribuirá para MakerDAO com uma taxa fixa de 1,25% para qualquer GUSD presente no PSM, contanto que o saldo mensal médio no último dia do mês seja superior a US$ 100 milhões de GUSD.
A proposta da Gemini é a mais recente ação por uma emissora de stablecoin para promover o uso do token nativo. Em setembro, diversos emissores de stablecoins buscaram por posições no mercado, com vários anúncios e parcerias. O volume de transação ajustado de stablecoins foi superior a US$ 765 bilhões em setembro, segundo dados do The Block.
Existem dois eventos ligados a criptomoedas nesta semana. O primeiro deles é Blockchain Economy Dubai Summit, nos dias 4 e 5 de outubro, e o segundo é Blockchain Expo 2022, no Vale do Silício, nos dias 5 e 6 de outubro.
O fundador da Moralis, plataforma de desenvolvimento na Web 3.0, Ivan Liljqevist, estará em Dubai, junto ao outros palestrantes. Já o diretor de internet das coisas (IoT) da gigante espanhola Telefônica estará em Santa Clara, na Califórnia, uma semana após a empresa ter integrado o pagamento com criptomoedas em sua plataforma de e-commerce, Tu.com.
Na semana passada, a conferência Converge22 em São Francisco facilitou diversos anúncios, desde a aquisição de Elements, da Circle, até as intenções do estado da Califórnia de desenvolver um regime regulatório de criptomoedas e Web 3.0, que poderá ser um modelo para a adoção por outros estados.
MONEY TIMES NAS ELEIÇÕES 2022!
Assista à série especial com as propostas para a economia dos candidatos à Presidência da República! Siga o Money Times no Facebook!
Disclaimer
O Money Times publica matérias informativas, de caráter jornalístico. Essa publicação não constitui uma recomendação de investimento.
Última atualização por Vitória Martini – 03/10/2022 – 8:45