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Stock Car atrai marcas de fora do automobilismo e estreia na Twitch
Betway, ArcelorMittal, Atto e Intelbras se juntam a Claro, Motorola, Qualcomm, NewOn e BRB como patrocinadoras; categoria terá transmissão pelo Canal do Gaules
Valeria Contado
9 de fevereiro de 2022 – 6h07
Categoria movimenta um universo de 200 marcas ao longo das etapas e teve aumento de 53% no número de patrocinadores para a temporada 2022 (Crédito: Duda Bairros)
Com a primeira largada da temporada 2022 marcada para domingo, 13, a Stock Car, competição automobilística promovida pela Vicar, terá novidades nos patrocínios, pistas e transmissão. A categoria registrou crescimento de 53% em patrocínios. Neste ano, estreiam Betway (multinacional do segmento de apostas), ArcelorMittal (mineração e fabricação de aço), Atto (sementes) e Intelbras (tecnologia) — todas de fora do universo motor. Além disso, Claro, Motorola, Qualcomm, NewOn (plano de saúde) e Banco BRB, que assinaram pela primeira vez em 2021, renovaram. As marcas se juntam a Chevrolet, Toyota, Pirelli, Gasolina Podium (Petrobras), Blau, Fras-le e Fremax. Além disso, BRB terá os naming rights da etapa final de Brasília e o Galeão da etapa do Rio de Janeiro, que será realizada no RioGaleão – Aeroporto Internacional Tom Jobim, na volta das cidades ao calendário da competição.
Fernando Julianelli, CEO da Vicar, explica que para obter sucesso com as empresas apoiadoras, a Stock Car está se posicionando não só como um evento esportivo, mas como uma plataforma que seus anunciantes podem usar para construir relações, B2B, e até mesmo reforçar a presença. “Apresentamos a plataforma e perguntamos qual é o objetivo do cliente. Entender os KPIs do cliente fez com que conseguíssemos ter sucesso. Essa tem sido uma fórmula importante para trazermos patrocinadores”, comenta, reforçando que a competição movimenta cerca de 200 marcas parceiras em seu ecossistema. “Cada marca olha, ou através da equipe ou do campeonato, uma plataforma de marketing relevante para estar presente”.
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Na exibição das corridas, a Stock Car terá transmissão ao vivo pelo Canal do Gaules, na Twitch. O streamer soma atualmente 165 milhões de horas assistidas em seus conteúdos e atingiu 3,1 milhões de seguidores. O CEO conta que a intenção da competição é estar presente em mais plataformas e se apresentar a um novo público, bem como atrair o público jovem para consumir o conteúdo. A categoria continuará na Band, na TV aberta (contrato válido até 2025), e no SporTV (com contrato até o final da temporada), na TV por assinatura.
Fernando Julianelli, CEO da Vicar: é importante entender os KPIs dos clientes (Crédito: Duda Bairros)
Novos negócios
Além dos investimentos na Stock Car, a Vicar trará para o Brasil a competição de Fórmula 4. A categoria entra em seu primeiro ano com transmissão realizada pela Band e parceiros como Pirelli (pneu oficial), Abarth (motores), NewOn e BRB (naming rights).
A autorização foi concedida pela Federação Internacional de Automobilismo (FIA) e, segundo o Fernando Julianelli, a Vicar será benchmark global da F4 a partir de agora. A primeira edição terá 16 participantes, entre meninos e meninas, que disputarão 18 corridas em seis fins de semana. A expectativa é que eles percorram cerca de 4.500 km nos circuitos.
Além disso, a Vicar promoverá um programa de mentoria de marketing, ministrado pelo próprio CEO, programas de treinamento físico, coach com os vice-campeões mundiais de Fórmula 1 e atuais pilotos da Stock Car Felipe Massa e Rubens Barrichello, aulas de media training e mecânica. “Queremos preparar esses meninos e meninas dentro e fora do circuito”, comenta Julianelli.
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