Mercado de tecnologia precisa de 159 mil profissionais por ano – Portal Engeplus
O setor de Tecnologia da Informação se tornou estratégico dentro das empresas que buscam inovação e rápido crescimento em um mercado tão competitivo. No entanto, o setor necessita de mais profissionais. Para se ter uma ideia, um estudo da Associação das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação (Brasscom), mostrou que 53 mil pessoas se formam anualmente na área, o problema é que a demanda média é de 159 mil profissionais por ano.
Ou seja, há demanda e ainda faltam profissionais qualificados para preencher as muitas vagas disponíveis. E isto se reflete na busca por cursos superiores neste segmento, especialmente na área de desenvolvimento de sistemas.
O profissional formado em Análise e Desenvolvimento de Sistemas, por exemplo, vislumbra um futuro promissor que não se resume apenas a atuação na cidade ou região onde mora. Com o trabalho remoto em home office, a contratação destes profissionais pode ser feita por empresas em qualquer lugar do país aumentando ainda mais suas oportunidades.
Desenvolvedores em alta
Com o mercado aquecido, algumas profissões se destacam para quem escolhe a graduação em Análise e Desenvolvimento de Sistemas, entre elas o desenvolvedor de front-end e o de back-end. As duas profissões parecem similares, mas cada uma traz suas particularidades. Na prática, o desenvolvedor de front-end é responsável pela codificação das interfaces dos sistemas, websites, portais e aplicativos. Este profissional domina diversas linguagens de programação, como TML, CSS, Javascript e possui habilidades em user interface (UI) e user experience (UX). Já o desenvolvedor de back-end programa as regras e funcionalidades dos sistemas e apps, conectando a interface ao banco de dados e outras aplicações.
Arquiteto de Software e PO
Outra carreira em alta é do Arquiteto de Software. Este profissional tem experiência nas linguagens e ferramentas tecnológicas e atua como projetista das estruturas utilizadas nos aplicativos e sistemas, além de trabalhar na pesquisa e desenvolvimento de novas tecnologias.
O professor Tiago Ferro Pavan, da Faculdade Senac Criciúma, destaca outra profissão, dentro da formação de Análise e Desenvolvimento de sistemas: o Product Manager – também conhecido como Product Owner (PO). O nome pode até parecer difícil, mas na prática, este profissional planeja o ciclo de vida dos produtos, segundo previsões financeiras, mercadológicas e tecnológicas.
No dia a dia, realiza interface com o cliente para entendimento de suas reais necessidades, promovendo uma boa experiência aos usuários. “É o profissional que elabora business plan e implementa soluções de produto, considerando todos os impactos relevantes ao negócio”, diz o docente.
Formação
Você se identifica com a área de tecnologia da informação? As inscrições para o Vestibular 2023/1 da Faculdade Senac Criciúma estão abertas. Na graduação em Análise e Desenvolvimento de Sistemas, o aluno trabalha habilidades e competências para desenvolver, analisar, projetar, implementar e atualizar sistemas de informação.
Nas disciplinas ofertadas, o estudante se prepara para as amplas possibilidades de trabalho neste mercado, com diferenciais competitivos para atuar tanto no comércio e indústria, quanto em empresas públicas e privadas que necessitam de sistemas informatizados para o gerenciamento (e segurança) de dados.
Para participar do processo seletivo, os candidatos podem fazer uma redação ou concorrer a uma vaga com a nota da redação do ENEM (a partir de 2017). Profissionais que já fizeram uma graduação podem ingressar no curso do Senac SC apenas apresentando o diploma de conclusão de curso. A inscrição no vestibular é gratuita e pode ser feita pelo site http://vestibular.sc.senac.br.
Interessados em receber mais informações sobre o curso e possibilidades de bolsas podem entrar em contato com a Faculdade Senac Criciúma através do telefone 48 98419-7893.
© 1996 – 2022 Engeplus Empresas