Copa do Mundo e criptomoedas vão andar de mãos dadas; entrevista com Chiliz e Crypto.com – Money Times

A Copa do Mundo e os criptoativos podem estar mais próximos do que muitos imaginam. Um exemplo disso é a classe de Fã Tokens, ou tokens de torcedores, que buscam fornecer benefícios relacionados ao esporte aos detentores.
Além deles, as coleções de NFTs, seja de forma direta – ligada ao evento ou ao esporte – e até mesmo indireta – pertencem a um jogador famoso, como o famigerado Bored Ape do Neymar Jr da seleção brasileira.
Fato é que, atualmente existem players grandes que olham para esse nicho específico dos criptoativos no esporte, e a Copa do Mundo sendo um dos maiores eventos esportivos podem trazer esse tema ainda mais à tona.
O Crypto Times conversou com dois grandes players que atuam no coração do evento. Confira:
A Chiliz (CHZ) é o blockchain utilizado pela plataforma Sócios.com. Nela são lançados Fã Tokens como o do PSG e outros grandes.
Felipe Ribbe, diretor da Chiliz no Brasil comenta ao Crypto Times sobre o próximo grande evento esportivo, que é a Copa do Mundo, e a atuação da Chiliz.
Para Ribbe, uma Copa do Mundo de Futebol chama a atenção como nenhum outro evento no mundo, e as marcas, incluindo aquelas ligadas à indústria de criptomoedas, sempre fizeram questão de usá-la como veículo para atingir um público amplo e global.
“Então seguramente esta participação será fundamental para ajudar a despertar mais interesse e conhecimento sobre como as tecnologias de Web 3.0 e blockchain tem desenvolvido e apoiado o futebol e os esportes a transformar a relação entre times e torcidas”, comenta. 
Para ele, mais visibilidade consequentemente gera mais conscientização e isso deve levar a mais adoção.
“Mas para que a comunidade do futebol adote a tecnologia de blockchain e cripto, não precisamos apenas de visibilidade e exposição, precisamos de produtos que forneçam valor e utilidade aos torcedores, que é o foco do Socios.com por meio dos Fan Tokens”, diz
Ribbe diz ser por isso que a comunidade global da Chiliz possui mais de 1,5 milhão de usuários e, estão engajando cada vez mais as torcidas e seus clubes.”
Para o diretor, é preciso que o valor emocional e de utilidade seja o foco, para além do financeiro.
“Além disso, promover conhecimento e consciência sobre como esse mercado funciona, é também fundamental para dar confiança ao público sobre a seriedade e credibilidade de empresas que têm atuado de forma séria e consistente na inovação e transformação digital do esporte e entretenimento através dessas tecnologias”, emenda. 
Sobre o papel da Chiliz, Ribbe relembra que a blockchain é a provedora de blockchain da Socios.com, e que está focada em trabalhar com parceiros para aumentar a utilidade de seus Fã Tokens por meio de “ativações inovadoras e recompensas emocionantes e exclusivas”.
“Não apenas durante a Copa do Mundo, que é muito emocionante, mas acontece durante um mês a cada quatro anos, mas todos os dias”, ressalta. 
Ele cita o CEO e Fundador da Chiliz, Alexandre Dreyfus, que mencionou em seu painel no Web Summit,  que a tecnologia blockchain é o caminho para a transformação digital dos esportes, abrindo espaços para a construção de comunidades cada vez mais fortes e o esporte é, sem dúvida, a maior comunidade do mundo.
“Sendo assim, nosso papel como Chiliz e como Socios.com segue sendo o de ser um parceiro tecnológico estratégico para o desenvolvimento do setor e para a transformação da relação entre torcedores e clubes ajudando a repensar as maneiras de engajamento para além da presença no campo e a Copa do Mundo será uma ótima maneira de promover isso, considerando que mais de 95% das torcidas não poderá estar fisicamente apoiando seus times e seleções do coração”, diz.
O Crypto Times não poderia deixar de perguntar sobre uma possível parceria entre a CBF e a Chiliz, mas é de conhecimento público que atualmente já existe a cooperação entre a seleção e Bitci, que resultou no seu próprio Fã Token, o SBT.
“Atualmente a CBF tem um acordo com outro player do mercado e, por esta razão e pelo fato de não comentarmos sobre clubes e ligas com os quais não temos parcerias. Com relação à possibilidade de existir um Fã Token da seleção brasileira em parceria com a Socios.com, estamos sempre abertos a novas parcerias, ainda mais de times que tenham uma torcida tão grande e apaixonada como é o caso da seleção, mas neste momento não há nada previsto nesse sentido”, finaliza.
Um dos maiores patrocinadores da Copa do Mundo não somente pertence ao universo cripto, como é uma das grandes corretoras.
A Crypto.com está patrocinando o evento, e Guilherme Sacamone, Chefe de crescimento da Crypto.com no Brasil conversa com o Crypto Times sobre suas expectativas. Confira na íntegra:
CT – Como a Crypto.com enxerga essa participação do universo cripto na Copa do Mundo de 2022?
A Copa do Mundo da FIFA é um dos eventos esportivos mais esperados do mundo, e estamos incrivelmente empolgados em ser a primeira plataforma de criptomoedas a patrocinar o evento.
Estar ao lado das maiores e mais conhecidas marcas do mundo, alcançar bilhões de pessoas ao longo do evento de um mês é uma oportunidade que poucas marcas experimentam.
Este não é apenas um grande negócio para a Crypto.com, é um grande negócio para a indústria em grande escala; o que começou como uma ideia em 2008 está agora na frente e no centro do maior palco do mundo.
Também estamos extremamente empolgados em oferecer aos fãs uma nova maneira de se envolver com o torneio.
Por meio de nosso patrocínio com a FIFA, continuamos a usar nossa plataforma de maneiras inovadoras para impulsionar o futuro das experiências dos fãs em todo o mundo. 
Por meio de nossa parceria com a Visa, por exemplo, lançamos recentemente o Visa Masters of Movement, que oferece aos fãs a oportunidade de criar e coletar os itens colecionáveis mais exclusivos da Copa do Mundo da FIFA Catar 2022 que viverão para sempre no blockchain.
Também temos algumas experiências adicionais que estamos construindo que serão lançadas no início dos jogos.
CT – Acreditam que resultará em mais impactos na adoção de cripto pelo mainstream?
Nossas parcerias comprovadamente ajudam a impulsionar a aceitação geral da indústria. Além disso, nos últimos 18 meses, vimos um crescimento de sete vezes em nossa base de usuários, agora com mais de 70 milhões de usuários em todo o mundo – e o Brasil representa um dos nossos mercados de crescimento mais rápido.
CT – Qual vai ser o papel da Crypto.com nisso durante o evento?
Estamos ativando nosso patrocínio oficial da Copa do Mundo da FIFA Qatar 2022 de várias maneiras, inclusive oferecendo oportunidades para clientes novos e existentes de assistir a partidas durante o torneio ou ganhar itens exclusivos.
No Brasil, por exemplo, tivemos duas campanhas para oferecer aos nossos usuários a chance de ganhar ingressos para a Copa do Mundo (de 26 de agosto a 25 de setembro):
Temos outra ativação chegando no Brasil e mais ao redor do mundo como o pontapé inicial dos jogos. Siga-nos no Twitter ou Instagram para se manter atualizado.
CT – Com o Brasil sendo um polo do futebol, poderemos esperar uma ativação da Crypto.com no Brasil para os fãs do esporte?
Estamos sempre criando novas maneiras para os fãs se engajarem com novas experiências em todo o mundo. Não posso revelar o que planejamos, mas fique atento para descobrir!
Siga o Crypto Times no Instagram!
Fique por dentro de tudo o que acontece no universo cripto de forma simples e prática! Todo dia conteúdos recheados de imagens, vídeos e muita interação. Desde as principais notícias no Brasil e no mundo até as discussões do momento. Você terá acesso ao mundo das criptomoedas, finanças descentralizadas (DeFi), NFTs, Web 3.0 e muito mais. O universo cripto não tem idade, é para você! Conecte-se com o Crypto Times! Siga agora o nosso perfil no Instagram!
Última atualização por Olívia Bulla – 10/11/2022 – 10:28
Disclaimer: O Money Times publica matérias informativas, de caráter jornalístico. Essa publicação não constitui uma recomendação de investimento.

source

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Search this website
WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com