Como acelerar seu negócio para 2023: saia na frente da concorrência – Gazeta do Povo
Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
O Sua Leitura indica o quanto você está informado sobre um determinado assunto de acordo com a profundidade e contextualização dos conteúdos que você lê. Nosso time de editores credita 20, 40, 60, 80 ou 100 pontos a cada conteúdo – aqueles que mais ajudam na compreensão do momento do país recebem mais pontos. Ao longo do tempo, essa pontuação vai sendo reduzida, já que conteúdos mais novos tendem a ser também mais relevantes na compreensão do noticiário. Assim, a sua pontuação nesse sistema é dinâmica: aumenta quando você lê e diminui quando você deixa de se informar. Neste momento a pontuação está sendo feita somente em conteúdos relacionados ao governo federal.
Preparar sua empresa para 2023 se torna uma tarefa bem mais fácil quando você planeja e entende as tendências do mercado. Mas antes de entrar no próximo ano, é necessário focar em algumas ações no presente para que o seu negócio comece saudável e crescente nos primeiros meses do novo ano. Se liga no que você já deve ficar de olho!
Em primeiro lugar, vamos vender! Para quem atua no B2C (business-to-consumer, são as empresas que vendem ao consumidor final), é primordial aproveitar as datas comemorativas desta época. Para inúmeros negócios, o período das festas é o principal do ano e representa um momento decisivo para alavancar o balanço dos últimos 12 meses. Além das festividades que rondam esta época, também há uma grande injeção de capital na economia que pode fazer a roda girar. Portanto, mantenha a equipe de vendas treinada e segura para fechar negócios. Já para as empresas que atuam no B2B (business-to-business, ou, venda de empresa para empresa), o foco é na venda de contratos e projetos para 2023. É hora de fazer caixa e ter previsibilidade de receita!! Você já tem os produtos e os times certos para arrebentar no último bimestre de 2022?
Em segundo lugar: aproveita para revisar as tendências da sua área. Neste momento, é importante avaliar os resultados específicos do seu mercado. Como está na sua região e quais as projeções para o futuro? Como está o comportamento do seu cliente? Lembre-se que em qualquer segmento de mercado, os hábitos de consumo mudam com uma certa frequência e você, como um bom líder, deve estar atento para seguir os novos caminhos à medida que isso se fizer necessário.
E, por fim, faça os seus principais planos para o ano que vai entrar. De janeiro a dezembro, liste tudo aquilo que você deseja atingir (objetivos) bem como os projetos para chegar lá (cada plano de ação individual, ex: abertura de filial, lançamento de e-commerce, lançamento de produto). Não tenha medo, enquanto empresário, de traçar metas desafiadoras. Trabalhe para que os esses projetos levem o negócio ao norte que você traçou!. E fique atento, pois não estamos falando de engessar nada: boas metas são sempre flexíveis e ajustáveis, por conta de eventuais falhas e também os ajustes naturais do negócio.
Para cada grande ação de 2023, tenha as respostas (ainda que aproximadas): O QUÊ vou fazer, POR QUÊ vou fazer, QUANDO vou fazer, QUANTO vai custar pra fazer, o COMO vamos fazer e QUEM precisaremos pra fazer acontecer. O atingimento de cada grande projeto leva ao crescimento do negócio.
Depois de saber tudo isso, eu te pergunto: o que você tem feito para acelerar o processo de crescimento da sua empresa? Se precisar de ajuda, me chame no instagram @_oayres. Será um prazer ser o seu mentor.
*Thiago Ayres é pai, empresário e empreendedor serial, investidor e especialista em crescimento de negócios através de gestão inteligente. Rodou mais de 20 países ajudando dezenas de empresas a faturarem mais de 1 bilhão e centenas de empresários a terem mais riqueza e liberdade. Entre em contato através do LinkedIn ou do Instagram.
Máximo de 700 caracteres [0]
Ao se cadastrar em nossas newsletters, você concorda com os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade, incluindo o recebimento de conteúdos e promoções da Gazeta do Povo. O descadastramento pode ser feito a qualquer momento neste link.
WhatsApp: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.
Apenas assinantes podem salvar para ler depois
Saiba mais em Minha Gazeta
Você salvou o conteúdo para ler depois
As notícias salvas ficam em Minha Gazeta na seção Conteúdos salvos. Leia quando quiser.
Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Carregando notificações
Aguarde…
Os recursos em Minha Gazeta são exclusivos para assinantes
Saiba mais sobre Minha Gazeta »