Chegando à sua 3ª edição, Exposição =SOMOS= retrata a vida de Carolina Maria de Jesus
A Exposição =SOMOS= chega à sua 3ª edição em 2023 trazendo como tema a vida e biografia da escritora e compositora brasileira Carolina Maria de Jesus. uma figura notável na literatura brasileira e um ícone quando se trata da luta pela consciência negra, que ficou conhecida por seus diários cheios de denúncia social. Para este ano, foram selecionadas 36 obras de alunos dos últimos anos do Ensino Fundamental da rede municipal, sendo 18 textos e 18 desenhos. Destes, seis foram escolhidos para serem reproduzidos em tela, e três de cada categoria serão premiados como ouro, prata e bronze.
As obras ficarão expostas no Paço Municipal do dia 6 a 17 de novembro, das 8h30 às 16h30. Ainda na próxima segunda-feira (6), às 18h30, acontece o Vernissage para a abertura oficial da mostra com os alunos das escolas EMEF Governador André Franco Montoro. EMEF Vila Thomazina, EMEF Ver. José Poli de Oliveira Dorta, EMEF Professor Luiz de Carvalho e EMEF Oswaldo Grandizoli.
A festa de encerramento acontece no dia 19 de novembro, a partir das 16h, com uma programação completa na Praça Castello Branco, que contará com o DJ Djoker, roda de capoeira, Batalha de Campola e fechamento com a Campo Limpo Paulista Jazz Orquestra, além do Favela Sound System + Green Selector Hi-Fi. Além disso, a Biblioteca da Praça Céu, localizada no São José, foi batizada com o nome da autora Maria Carolina De Jesus.
“O projeto =SOMOS= começou em 2021, no primeiro ano de mandato do Dr. Luiz Braz, como um pedido do nosso prefeito para mostrar que “somos todos iguais, independente de nossa cor de pele. Uma iniciativa de conscientizar as questões do povo preto”, explica o secretário de Cultura e Turismo, Jean Carlo Cunha.
A primeira edição envolveu artistas da cidade, e a segunda já envolveu os alunos da rede pública. Agora, no terceiro ano, além dos alunos que estarão na =SOMOS=, também haverá a comemoração cultural do dia 19. “Ficamos muito honrados em conseguir manter um projeto potente e que cresce a cada edição dando espaço a novos talentos”, finaliza o secretário.
O impacto de Carolina para a consciência negra é imensurável. Sua narrativa de vida e sua coragem em enfrentar a adversidade, aliadas à sua escrita perspicaz, inspiraram gerações subsequentes de escritores, artistas, ativistas e pessoas comuns a lutarem contra o racismo e a desigualdade. Mais que uma homenagem, a =SOMOS= 2023 é um lembrete poderoso de que a literatura e a escrita têm o poder de desafiar preconceitos, educar e inspirar ações que promovam a justiça social.
Para reproduzirem seus desenhos em pinturas em tela, os alunos selecionados participaram de uma oficina com o artista plástico Paulo du’Sactus, e os resultados foram surpreendentes. Também foram selecionados 3 alunos de cada escola na categoria poema, que farão parte da publicação de um livro, e ainda serão selecionados os três melhores textos da cidade.