Agentes Comunitárias de Morato fazem palestra em escola
Agentes comunitárias de saúde (ACS) do bairro Jardim Nossa Senhora Aparecida, em Francisco Morato, estiveram na escola Clarice Lispector, no dia 23, realizando um trabalho de orientação e prevenção contra o mosquito Aedes Aegypti, que transmite a dengue.
O trabalho, que foi feito graças a uma parceria entre a Secretaria de Educação e o Serviço de Assistência Médica (SAME), consistiu em palestra e entrega de panfletos a alunos (as) e seus pais e responsáveis. O corpo diretivo e as professoras também participaram da ação que orientou a prevenção
Vale ressaltar que a dengue pode ser uma doença mortal, por isso, é preciso tomar providências para evitar que os ovos e a larva do Aedes Aegypti se transformem em um mosquito “adulto”. E a prevenção deve começar em nossa casa.
Veja como fazer a prevenção contra a proliferação do mosquito que causa a dengue:
– Mantenha garrafas, latas e baldes virados para baixo para não acumular água
– Não deixe entulho no quintal
– Não deixe mato alto no quintal
– Cubra poços e caixas d’água
– Coloque terra nos vasos e plantas
Além disso, fique de olho nos sinais e sintomas da dengue, como febre, cansaço, dores, vômitos, diarreia, dor nas articulações.
Para tratar a dengue, procure sempre o serviço de saúde mais próximo de sua casa, hidrate-se bastante e, em hipótese alguma, use medicamentos sem a orientação de um (a) médico (a), pois alguns medicamentos podem potencializar os efeitos da doença.