8 passos para transformar qualquer ideia em um negócio de sucesso – Pequenas Empresas & Grandes Negócios

Muitos negócios de sucesso surgiram a partir de ideias inovadoras. Entretanto, muitas ideias inovadoras nunca viram a luz do dia — ou voltaram para a escuridão pouco tempo depois de nascerem. Para encaixar o seu negócio no primeiro grupo, é preciso adotar uma disciplina em torno do desenvolvimento do projeto e até ter certa flexibilidade para alterar alguns pilares fundamentais se for necessário.
Toda grande ideia precisa de um processo para se tornar um negócio de sucesso (Foto: GettyImages)
O mentor e fundador da startup norte-americana Professionals, Martin Zwilling, escreveu um artigo na Inc. sobre processo que ajuda a minimizar as chances de fracasso de uma ideia inovadora. Ele incorporou as próprias ideias à metodologia apresentada no livro “The Innovation Mindset” (ainda sem versão em português), de Lorraine H. Marchand. Confira:
Um atributo-chave de toda inovação transformada em negócio é que ela deve fornecer uma solução para um problema real que os clientes em potencial estão dispostos e aptos a pagar para adquirir. Cuidado com soluções que são apenas boas de se ter, mas que não resolvem nenhum problema.
É comum que empreendedores fiquem tão animados com sua ideia inicial que não consigam avaliar alternativas. A recomendação é sempre usar ferramentas como brainstorming ou opiniões especializadas para definir abordagens e mercados semelhantes, antes de continuar a produzir e vender uma solução que pode virar uma dor de cabeça no futuro.
Uma das melhores maneiras de avaliar o risco de desenvolvimento é construir e testar um protótipo — ou produto mínimo viável (MVP). Isso por que o que parece bom na sua cabeça pode ter desafios imprevistos de custo, confiabilidade e usabilidade. Os investidores esperam que esta etapa seja comprovadamente bem-sucedida antes de colocarem dinheiro.
Acredite ou não, a maior parte dos clientes não são ávidos por inovação: eles gostam de simplicidade e usabilidade. Não hesite em usar grupos focais, financiamento coletivo e entrevistas pessoais para quantificar o interesse.
Toda grande ideia de sucesso precisou ter seu plano original alterado algumas vezes. Os principais motivos incluem reações imprevistas do cliente, concorrentes iniciais, finanças que não atendem às projeções e problemas com parceiros. Planeje a mudança antes da primeira crise.
Gerar um plano escrito o forçará a pensar em todos os elementos-chave para o sucesso, mesmo que você não busque investidores. Englobe tudo: definição de mercado, recursos da solução, finanças, concorrência real e marketing. Isso dará uma visão geral sobre o negócio que planeja construir.
Você pode melhorar suas chances reduzindo os riscos. Certamente, alguns são incontroláveis, como uma pandemia, mas outros são administráveis. Por exemplo, você deve garantir o financiamento adequado para as operações, contratar boas pessoas e gerenciar sua reputação e seus serviços.
Isso começa com a construção de um pitch positivo e persuasivo para investidores e membros da equipe. Atualize sua equipe semanalmente com o progresso e anuncie as próximas etapas. Isso também significa construir confiança e credibilidade por meio de visibilidade, feedback e realmente ouvir o que as pessoas têm a dizer.
Zwilling diz que a inovação, por mais importante e oportuna que seja, não garante o sucesso do negócio. É preciso aplicar as medidas de redução de riscos com a mesma paixão e determinação. “Muitos de seus colegas e concorrentes já estão lá, então comece hoje mesmo”, escreve.

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