Seminário de alfabetização e curso preparatório marcam volta às aulas na cidade da educação

A Prefeitura de Santana de Parnaíba, sempre com o foco em proporcionar uma educação de qualidade aos moradores da cidade, realizou, na sexta-feira (25/07), o 7º Seminário de Alfabetização e Letramento. O evento, promovido pela Secretaria da Educação, aconteceu no auditório do Centro Administrativo Bandeirantes e contou com a participação de cerca de 730 servidores da rede, entre professores, diretores, vice-diretores, supervisores e coordenadores pedagógicos.
Com o tema “Gestão da Aprendizagem: como garantir a evolução da aprendizagem”, o seminário contou com a palestra de Amaury Gomes, professor da Prefeitura de Sobral (CE), que compartilhou sua vasta experiência na área educacional. Durante sua apresentação, o palestrante expôs estratégias eficazes para criar ambientes favoráveis ao aprendizado, estimular o interesse e a participação ativa dos alunos e adotar métodos que favoreçam a retenção e aplicação do conhecimento.
O professor também abordou temas como os eixos da política educacional, dados do IDEB, pilares da gestão escolar e o modelo educacional implementado em Sobral. Além disso, ofereceu dicas práticas de organização, como o acompanhamento pedagógico, monitoramento de frequência, planejamento semanal, entre outros.
O seminário teve como principal objetivo proporcionar aos educadores momentos de troca de experiências, reflexões e aprendizados sobre a importância da alfabetização e do letramento na idade certa.
SEMANA DE FORMAÇÃO
Além do seminário, foi realizada nos dias 24 e 25 de julho a formação sobre o Sistema Educacional Família e Escola (SEFE). As atividades foram ministradas por professores da Editora Opet nos colégios Holmes Villar, Imídeo Giuseppe e Tenente General Gaspar de Godói Colaço, com a participação de cerca de 2 mil profissionais da rede pública municipal, incluindo coordenadores, gestores, professores adjuntos e da Educação Infantil, do Ensino Fundamental I e II e Ensino Médio.
Entre os temas abordados, destacam-se: metodologias ativas na garantia e evolução da aprendizagem; identificação das necessidades dos estudantes e estratégias para potencializar o aprendizado em sala de aula; liderança e gestão escolar e pedagógica: o desafio de fazer acontecer e a parceria entre família e escola: caminhos para o sucesso educacional.
Paralelamente à formação do SEFE, as nutricionistas da Secretaria da Educação promoveram, no auditório, um treinamento voltado às servidoras responsáveis pela merenda escolar. O conteúdo incluiu protocolos de manipulação e preparo de alimentos, armazenamento adequado e cuidados com a higiene pessoal como unhas limpas, cabelos presos, uso de touca e uniforme sempre em boas condições.
SELO OURO EM ALFABETIZAÇÃO
Em 2024, Santana de Parnaíba se destacou nacionalmente ao conquistar o Selo Nacional do Compromisso com a Alfabetização – categoria Ouro, concedido pelo Ministério da Educação. Na primeira edição da honraria, houve a participação dos 26 estados e do Distrito Federal, bem como de 4.578 municípios brasileiros. Isso representa mais de 82% de 5.570 municípios brasileiros.
O Selo Nacional é um reconhecimento simbólico concedido às gestões e se divide em três categorias: bronze, prata e ouro. Entre os objetivos do selo, está incentivar a adoção de políticas, programas, estratégias e práticas de gestão pública da educação comprometidos com o cumprimento das metas de alfabetização e de redução de desigualdades, estabelecidas no Plano Nacional de Educação e no Compromisso Nacional Criança Alfabetizada.
Com todos os investimentos realizados, a cidade se consolida como referência em educação, com processo pedagógico humanizado e equipamentos de última geração. Não por acaso, a cidade tem conquistado diversos reconhecimentos na área, como o Prêmio Band Cidades Excelentes (2022) de melhor educação do Estado de São Paulo, entre as cidades com mais de 100 mil habitantes, e o Prêmio Ação Destaque, que reconhece anualmente projetos pedagógicos de educadores de todo o Brasil.
Esses esforços também refletiram na melhoria do Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) do município. Em 2013, considerando apenas os dados da rede pública, o Ideb – Anos iniciais era 5,2 e chegou a 6,4 em 2023. No mesmo período, o Ideb – Anos finais saltou de 4,1 para 5,5. Esses resultados colocam o município com notas acima das médias estadual e nacional.
Os investimentos também qualificam e beneficiam os professores e demais profissionais da rede, com materiais de qualidade, cursos e aperfeiçoamento contínuo e a realização dos prêmios, como o Professor Destaque, que premia os melhores projetos apresentados e executados pelos educadores municipais.
Outro ponto de destaque é o fato de Santana de Parnaíba ser uma das poucas cidades do Brasil com ensino 100% municipalizado e a ter o Currículo Municipal da Educação Básica, o Plano Municipal pela 1ª Infância e o Regimento Comum Escolar atualizado.