Prefeitura inicia construção de praça com campo na Vila Carmela de Túlio

A Prefeitura, por meio da Secretaria de Obras e Serviços, retomou a construção de uma praça, na Rua Pinhal, localizada no bairro Vila Carmela de Túlio. Esta obra faz parte do retorno das equipes às ruas, que estão dando continuidade às obras paralisadas em 2024.

Descarte irregular de lixo, falta de iluminação e vegetação alta eram os principais problemas enfrentados no terreno. Em breve, os munícipes poderão circular com mais segurança e tranquilidade. Segundo a Secretaria de Obras e Serviços, a praça contará com equipamentos de ginástica, lazer e brinquedos para as crianças, além de um campo revestido com gramado para diversas atividades.
Neste momento, com o objetivo de entregar um trabalho completo, as equipes estão executando as etapas de nivelamento do terreno, escada, corrimão e calçamento. Um muro de alvenaria também está sendo construído na área do campo, além da instalação de um piso intertravado.

A Prefeitura também visa a preservação arbórea. Um muro de contenção de bambu em torno de toda a praça está sendo construído para a segurança dos munícipes e, ao mesmo tempo, contribuirá com a preservação ambiental. O bambu, material ecológico e sustentável, será utilizado por sua resistência natural, funcionalidade como barreira e por sua estética com o ambiente natural da praça.

A previsão de término da obra é para o final deste mês de junho.

Por que o uso do bambu?

Segundo o engenheiro civil, Marcos Ladeia, o destaque dessa obra foi a construção do muro de contenção com a planta. A escolha do bambu, em vez do concreto convencional, foi feita de forma consciente e estratégica.

O bambu é um material renovável, de rápido crescimento e baixo impacto ambiental, o que o torna uma excelente alternativa sustentável à construção civil tradicional. Além disso, sua estrutura flexível e resistente permite o uso em obras de contenção leve, como no caso da nova praça, contribuindo para a drenagem natural do solo e evitando o acúmulo excessivo de água, o que poderia comprometer a estabilidade do terreno.

A solução também visa a estética, com o ambiente natural, promovendo um ambiente harmônico e que reforça o compromisso da administração com práticas construtivas que respeitam o meio ambiente, reduzem a emissão de carbono e incentivam o uso de materiais locais e sustentáveis.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Search this website
WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com