Porsche Cup: Goiânia proporciona primeira experiência na chuva … – Racing Online
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Pela primeira vez desde que a Porsche Cup Brasil estreou a nova geração do Porsche 911 GT3 992, no início da temporada 2022, os carros ainda não haviam ido à pista em condições de pista molhada. Isso só foi acontecer nesta sexta-feira (7), primeiro dia de atividades oficiais para a quinta etapa do campeonato Sprint.
Os dois treinos opcionais da manhã e início da tarde foram realizados debaixo de chuva ou somente pista molhada, colocando à prova toda a tecnologia da nova geração dos carros alemães, em especial os discos de freio da Fremax, fornecedora oficial da Porsche Cup Brasil desde 2008.
“Sabemos que a chuva é uma condição bem complicada e as aproximações nas frenagens são primordiais para você ter um tempo bom de volta, um bom rendimento de carro. Agente tem as regulagens do ABS, o que deixa mais fácil para o piloto na hora de andar na chuva”, explica Enzo Elias, vice-líder do campeonato e o mais rápido do dia, falando também sobre uma característica dos freios que ajuda os pilotos a levarem os carros ao limite, o sistema anti-travamento de rodas.
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Acompanhando a evolução dos carros, os discos Fremax também trazem evolução nas galerias de ventilação que aliadas ao alto desempenho da liga Carbon+ para competição, garante uma excelente dissipação de calor e resistência mecânica, suportando assim todas as solicitações das frenagens de alta energia que a categoria exige.
“Então a gente tem muito mais segurança, muito mais confiança no carro quando a gente vai para situações de chuva do que em relação a vários outros tipos de carro. Então é realmente uma oportunidade única poder pilotar esse carro na chuva, muito por conta das aproximações e tecnologia”, afirmou o brasiliense, que anotou 1min24s251 no treino livre que foi realizado já com pista seca. Ele foi apenas 0s038 mais rápido que Werner Neugebauer, o segundo colocado, e 0s194 mais veloz que Marçal Müller, líder do campeonato.
O clima não parece se firmar muito no final de semana goiano da Porsche Cup Brasil. De acordo com o Climatempo, neste sábado a previsão aponta 67% de umidade relativa do ar, com temperatura mínima em 21 graus e máxima em 33ºC, com sol e aumento de nuvens pela manhã e pancadas de chuva à tarde e à noite. No domingo (9), a umidade é ainda mais alta: 90% e chuvas rápidas durante todo o dia e à noite, com mínima de 22ºC e máxima na casa dos 32 graus.
A programação da etapa para a categoria Carrera Cup neste sábado (8) traz a classificação às 9h30 e a primeira corrida às 14h15, com a prova final no domingo (9) às 12h30. As provas são transmitidas ao vivo por Band, SporTV e canal oficial da Porsche Cup no YouTube.
A FREMAX é a fornecedora oficial dos discos de freio da Porsche Cup desde 2008 e trabalha em conjunto com a categoria para assegurar o melhor desempenho, segurança, eficiência, confiabilidade, tecnologia e durabilidade iguais a todos os carros do grid.
“Sabemos que a chuva é uma condição bem complicada e as aproximações nas frenagens são primordiais para você ter um tempo bom de volta, um bom rendimento de carro. Agente tem as regulagens do ABS, o que deixa mais fácil para o piloto na hora de andar na chuva. Então a gente tem muito mais segurança, muito mais confiança no carro quando a gente vai para situações de chuva do que em relação a vários outros tipos de carro. Então é realmente uma oportunidade única poder pilotar esse carro na chuva, muito por conta das aproximações e tecnologia”, disse Enzo Elias.
“Goiânia é uma pista bastante exigente para os discos de freio, com trechos de alta velocidade sucedidos por fortes frenagens que reduzem as velocidades em mais de 100 km/h em poucos metros. Outro desafio interessante que o traçado goiano proporciona aos pilotos e principalmente aos carros são as temperaturas, geralmente muito altas; assim, o trabalho do piloto nas retas passa a ser, além de ganhar velocidade, também resfriar o conjunto de freios. As curvas 3, 5 e a curva final do circuito são pontos particularmente interessantes do ponto de vista dos freios. É um traçado de média para alta velocidade em um dos melhores autódromos do Brasil e os discos da Fremax proporcionam aos pilotos essa elasticidade em termos de temperatura sem comprometer a eficiência e segurança dos freios”, disse Ronaldo Chremonezi, gerente de Engenharia de Produto FREMAX.
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