Pesquisadores de Franco da Rocha, Michelle Guimarães e Elielton Ribeiro participam do 6º Seminário Brasileiro de Museologia

Entre os dias 24 e 28 de março, foi realizada a 6ª edição do Seminário Brasileiro de Museologia (SEBRAMUS), em Teresina, no Piauí. Com o tema “Museus, Museologias e Inserção Social”, o congresso foi alimentado com a história de Franco da Rocha por meio das pesquisas dos profissionais Elielton Ribeiro e Michelle Louise Guimarães.

O evento reuniu pesquisadores, professores e profissionais de diversas instituições do país, como UFMG, USP, UFRJ, UFRGS, Unirio, UFBA e UFPI, sede do Seminário. Durante as apresentações, os pesquisadores franco-rochenses destacaram a importância do Museu de Arte Osório César na preservação da história cultural do município e sua relevância para a pesquisa em arte e saúde mental.

Michelle ressaltou como a participação no evento fortalece a visibilidade de Franco da Rocha no campo acadêmico e cultural. “Penso que agrega por demonstrar que Franco da Rocha também é um espaço de produção do conhecimento e pesquisa. Que sua história acrescenta em estudos de diversas áreas, como arte, saúde mental, museologia etc.”
Segundo ela, levar o trabalho do Museu para um evento de grande porte contribui para que a cidade seja reconhecida além de suas fronteiras administrativas, mostrando que seu patrimônio cultural tem valor histórico e científico.

O estudo apresentado por Elielton Ribeiro reforçou esse papel ao destacar a trajetória do artista Istvan Csibak, um dos nomes ligados à produção artística do Juquery. A troca de experiências no evento possibilitou que o trabalho desenvolvido no município fosse discutido com especialistas de diferentes regiões, ampliando o interesse sobre Franco da Rocha e seus patrimônios.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Search this website
WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com