Museu de Arte Osório César é destaque no programa “Antena Paulista”, da Rede Globo

Um dos patrimônios de Franco da Rocha, o museu compartilha histórias vividas no Complexo Hospitalar do Juquery por meio da arte
No domingo (10), Franco da Rocha foi destaque na mídia com um de seus maiores patrimônios culturais: o Museu de Arte Osório César (MAOC). O espaço foi pauta no programa Antena Paulista, da Rede Globo. O programa vai ao ar nas manhãs de domingo com a programação cultural e de entretenimento do estado de São Paulo.
Sob as instruções da museóloga Michelle Louise Guimarães, os telespectadores foram convidados a descobrir mais sobre o espaço projetado pelo Escritório de Arquitetura de Ramos de Azevedo e que já serviu como residência do Dr. Francisco Franco da Rocha, fundador do Hospital Psiquiátrico do Juquery.
Reaberto ao público em 2022, após a pandemia, o MAOC é um importante espaço que preserva a memória dos internos do hospital. Fundado em 1985, ele abriga um acervo que destaca a arte como ferramenta terapêutica. A exposição permanente “Há luz atrás dos muros” apresenta cerca de 270 obras restauradas com o mínimo de intervenção para preservar suas características originais.
O museu leva o nome do médico Osório Thaumaturgo César, um dos principais nomes da arteterapia no Brasil. Casado com a pintora Tarsila do Amaral, Osório teve grande influência no meio artístico e intelectual paulistano.
O espaço também conta com um projeto de acessibilidade das obras originais por meio da exibição de maquetes e materiais em escrita com símbolos para pessoas com autismo e deficiência intelectual, videolibras, audioguia, mapas e pisos táteis e textos e legendas em dupla leitura.
Horário de funcionamento:
O Museu de Arte Osório César fica aberto de terça a sexta-feira, das 11h00 às 18h00, e sábado e domingo, das 13h00 às 18h00.