Jundiaí recebe 14 novas viaturas da Polícia Militar para fortalecimento da segurança pública

A manhã desta terça-feira (09) marcou um importante reforço para a Segurança Pública regional, com a entrega de 14 novas viaturas à Polícia Militar em solenidade realizada no Paço Municipal de Jundiaí. A iniciativa integra o plano estadual de ampliação da frota e beneficiará unidades de Jundiaí (11º BPM/I e 49º BPM/I), Bragança Paulista (34º BPM/I) e Campinas (1º BAEP). Somente neste mês de dezembro, a região contará com um total de 39 novos veículos destinados ao policiamento ostensivo.

Abrindo as falas, o prefeito Gustavo Martinelli destacou a importância da integração entre as forças de segurança, Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros e Guarda Municipal, como base para os resultados expressivos obtidos na cidade. “Entregar essas 14 novas viaturas, que se somam às 39 previstas só neste mês para a nossa região, reforça um ponto muito importante e que é prioridade absoluta para nós. Segurança pública se faz com integração, estrutura e presença constante nas ruas. Hoje trabalhamos de forma alinhada, compartilhando informações estratégicas e resultados, e dessa integração temos garantido avanços concretos. Agradeço ao Governo do Estado por essa parceria que tem dado resultados reais para a população”, afirmou.

O prefeito também ressaltou os investimentos municipais em tecnologia, como a adesão ao programa Muralha Paulista e a implantação do sistema de reconhecimento facial. “Esses investimentos já aparecem nos resultados. Segurança se faz com estratégia, com dados, com presença e com gente preparada. Por isso, a chegada dessas novas viaturas é mais um passo importante para fortalecer toda essa estrutura. Agradeço ao Governo do Estado por essa parceria que tem dado resultados reais para a população.”

O deputado estadual, Capitão Telhada, apontou que segurança pública depende de um “tripé” que envolve efetivo, equipamentos e treinamento. “Hoje esse tripé está sendo atendido: homens e mulheres preparados, dezenas de viaturas sendo entregues e um trabalho constante de modernização, reestruturação e valorização das carreiras. Segurança é a base de uma sociedade ordeira, de uma cidade que quer se desenvolver e de um país que quer proporcionar dias melhores para as futuras gerações”, destacou.

O comandante-geral da Polícia Militar, coronel Takahashi, celebrou a entrega das viaturas e reafirmou a parceria com Jundiaí. “É uma satisfação realizar essa entrega na cidade. Cumpro aqui uma promessa feita ao prefeito Gustavo Martinelli. Não é à toa que os índices criminais têm caído mês a mês”, afirmou. “Estamos fortalecendo operações de inteligência com a Polícia Civil, Polícia Federal e Ministério Público, o que tem nos permitido bater recordes de prisões, apreensões e capturas. Também reduzimos o tempo médio de atendimento do 190 de 30 para 11 minutos — um salto enorme em eficiência e efetividade.”

O deputado federal Guilherme Derrite, ressaltou o desempenho dos policiais da região e o compromisso com políticas de segurança baseadas em tecnologia e prevenção. “É uma alegria cumprimentar os policiais civis e militares que entregam os melhores resultados da história do Estado de São Paulo. Hoje, segurança é a principal preocupação de 61% da população, e seguimos trabalhando para enfrentar esse desafio”, disse. O deputado também mencionou avanços como o uso de tornozeleiras eletrônicas no monitoramento de agressores de violência contra a mulher e a ampliação das ferramentas do programa Muralha Paulista às guardas municipais. “Essa política pública devolveu às guardas a possibilidade de consultas criminais e captura de procurados, reforçando o papel de cada instituição no enfrentamento ao crime.”

A entrega das novas viaturas representa mais um passo no fortalecimento da segurança de Jundiaí e de toda a região, ampliando a presença ostensiva, melhorando a capacidade de resposta e reforçando a integração entre governo estadual, município e forças policiais.

Indicadores reforçam queda da criminalidade e eficiência do trabalho integrado em Jundiaí
Os resultados do trabalho conjunto entre a Guarda Municipal de Jundiaí, Polícia Militar e Polícia Civil seguem refletindo em redução expressiva da criminalidade na cidade ao longo de 2025. Entre janeiro e outubro, os furtos de veículos caíram 17,5%, passando de 479 registros em 2024 para 395 neste ano. A tendência de queda também aparece nos roubos em geral, que diminuíram 16,6% (de 619 para 516), e nos roubos de carros, motos e caminhões, que recuaram 15,8% (de 145 para 122). Os furtos em geral tiveram redução de 13,3%, passando de 3.980 para 3.448 ocorrências.

Um dos destaques é a queda expressiva nos roubos de carga, com 45,8% de redução: foram 26 casos em 2025, contra 48 no mesmo período do ano passado — um indicador especialmente relevante para uma cidade que concentra grandes operações logísticas e de transporte.

No enfrentamento ao tráfico de drogas, as forças de segurança também registraram avanço. As ocorrências relacionadas à venda de entorpecentes cresceram 28,3% (de 268 para 344), reflexo direto da intensificação das ações policiais, enquanto as apreensões de maconha, cocaína, crack e outras drogas aumentaram mais de 30%, saltando de 68 para 89 registros.

O prefeito Gustavo Martinelli destacou o papel da tecnologia na ampliação desses resultados. “Jundiaí está avançando em segurança com planejamento, inovação e responsabilidade. O reconhecimento facial, implantado neste segundo semestre, é mais uma ferramenta que reforça o trabalho da Guarda Municipal e protege as pessoas. A tecnologia é aliada da eficiência e da prevenção”, afirmou.

A adesão ao programa Muralha Paulista, em setembro, também tem potencializado o monitoramento e a identificação de suspeitos. Desde então, mais de 9,2 mil alertas foram emitidos em Jundiaí para checagem e confirmação de informações relacionadas a indivíduos procurados ou envolvidos em crimes. Segundo a Secretaria de Segurança Pública do Estado (SSP-SP), mais de 130 câmeras, incluindo equipamentos públicos, privados e voluntários, estão conectadas ao sistema.

“O Muralha Paulista funciona como integrador de dados em tempo real, permitindo que o sistema de reconhecimento facial utilizado pela Prefeitura identifique suspeitos de todos os estados brasileiros. A tecnologia, operada pela Secretaria Municipal de Segurança Pública, reforça a atuação preventiva e contribui para a redução contínua dos indicadores de violência na cidade”, afirmou o secretário de segurança pública, Guilherme Balbino Rigo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Search this website
WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com