Franco da Rocha realiza a 2ª Conferência Municipal de Políticas para as Mulheres com participação popular

No último sábado (26), Franco da Rocha foi palco de ação em defesa dos direitos das mulheres: a 2ª Conferência Municipal de Políticas para as Mulheres, realizada no Auditório do Paço Municipal do Juquery. Com o objetivo de fortalecer a democracia e ampliar as conquistas das mulheres franco-rochenses, o evento mobilizou representantes do poder público, da sociedade civil e de diversos coletivos femininos.

A conferência foi uma realização da Prefeitura, por meio do Ministério das Cidades e o Conselho Municipal dos Direitos da Mulher (CMDM).

Logo no início da manhã, as participantes foram recepcionadas com um café acolhedor, seguido pela intervenção artística “Abertura do Meu Eu”, apresentada por Nicole Barros e Mayara Lovato, que emocionou e provocou reflexões sobre a vivência feminina.

A mesa de abertura contou com a presença da prefeita, Lorena Oliveira, do vice-prefeito Diego Hernandez, da vereadora Sheila Rentero e da jovem advogada e mestranda Maria Mendes, convidada especial do evento, que ministrou uma palestra inspiradora sobre cidadania, igualdade de direitos e o papel das mulheres na construção da democracia brasileira.

Durante sua fala, Maria resgatou marcos históricos como a Lei Saraiva, o ativismo de Bertha Lutz, o sufrágio feminino no Brasil e a atuação das mulheres na Assembleia Constituinte de 1988, questionando: “Se somos iguais perante a lei, o que falta para sermos iguais na prática?”

Quatro eixos

Após a plenária inicial, as participantes se dividiram em salas temáticas para debater os quatro eixos orientadores da conferência, que abordaram temas como autonomia, igualdade, enfrentamento às violências, acesso às políticas públicas e a transversalidade de gênero nas ações governamentais.

Entre as propostas debatidas e aprovadas, destacam-se:

  • Criação de Salas Lilás integradas à rede de saúde;
  • Campanhas massivas de prevenção às violências de gênero;
  • Implantação do Ambulatório TT para pessoas trans;
  • Qualificação dos serviços de saúde da mulher;
  • Fortalecimento do CMDM com reuniões descentralizadas;
  • Criação de aplicativo para apoio a mulheres em situação de violação de direitos.

As propostas foram sistematizadas e votadas em plenária, com participação ativa das presentes.

A programação cultural também seguiu com uma apresentação cheia de potência das Onças do Juquery, grupo de percussão formado por mulheres e idealizado pelo Coletivo Granada, que levou ao palco ritmo, ancestralidade e resistência, simbolizando a força das mulheres periféricas na ocupação dos espaços públicos e políticos.

Encerrando a programação, foi realizada a eleição das delegadas que representarão Franco da Rocha na próxima etapa, a Conferência Estadual de Políticas para as Mulheres. Foram eleitas representantes da sociedade civil organizada, com diversidade de atuações e territórios:

  • Mari Moura (LBT – Baciada das Mulheres do Juqueri) – Titular
  • Sueli Silva (mulheres negras e CMDM) – Titular
  • Edmeia Cruz – Titular
  • Karinny Paklandd – Suplente
  • Claudia Siqueira – Suplente
  • Marília Oliveira – Suplente

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Search this website
WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com