Emoção e superação marcam a 24ª edição do Festival Regional de Tênis, do PEAMA

Com emoção e superação, 47 participantes do PEAMA (Jundiaí), PEPT (Itupeva) e Espaço Avançar (Indaiatuba) participaram da 24ª edição do FRETE (Festival Regional de Tênis), realizada nesta quinta-feira (11), no Bolão. O evento foi promovido pela Prefeitura de Jundiaí, por meio da Secretaria de Esporte e Lazer (SMEL), com foco em inclusão e ampliação da prática esportiva para pessoas com deficiência.
A secretária da SMEL, Rita Orsi, destacou: “Ver a alegria e a superação de cada participante é a prova de que o esporte transforma vidas, promove a autonomia e fortalece vínculos”.
A diretora do PEAMA, Vanessa Rancoletta, ressaltou a expectativa dos alunos: “É uma oportunidade de praticar o que foi trabalhado nos treinos e uma vivência transformadora”. O festival foi dividido em três categorias: Quadra laranja, Quadra vermelha e Habilidade 1.
Para a coordenadora do PEPT, Jane Bergantini, o aprendizado vai além do esporte: “Ajuda a desenvolver habilidades, controlar o nervosismo e manter a calma”.
Histórias de superação marcaram o evento. O estreante Cláudio Oliveira (PEAMA) disse: “Foi incrível. Exige mais concentração. Agora é seguir treinando”. Já Soraia Pedro, avó de Braian Rodrigo, de 13 anos, emocionou-se: “Ele melhorou 100%, não só no esporte, mas no comportamento”.
O técnico Alexandre Ferreira, do Espaço Avançar, reforçou: “É uma experiência transformadora. Sempre digo que não existem dois mundos: existe um só, e o esporte mostra isso”.
No mês passado, a Câmara Municipal de Jundiaí aprovou emenda que transforma o PEAMA em política pública permanente, proposta do prefeito Gustavo Martinelli: “É assegurar que esse programa continue oferecendo desenvolvimento, autonomia e qualidade de vida”. Criado em 1996, o PEAMA oferece 16 modalidades esportivas gratuitas e realiza cerca de 3.600 atendimentos por mês.