Economia global caminha para ‘águas turbulentas’, alerta FMI – Canal Rural
TV ao vivo
Notícias
Tempo
Cotações
Lance Rural
Blogs
Canal Do Criador
Para o Fórum Mundial Internacional (FMI), a inflação pode atingir seu pico agora ou no início de 2023, a depender do país
Publicado em 11/10/2022 ÀS 19h00 Por Estadão Conteúdo – Atualizado em 11/10/2022 ÀS 20h15
O diretor do Departamento de Pesquisas do Fundo Monetário Internacional (FMI), Pierre-Olivier Gourinchas, advertiu nesta terça-feira (11), que a economia global caminha para “águas turbulentas”.
Durante entrevista coletiva pelo lançamento do relatório Perspectiva Econômica Mundial (WEO, na sigla em inglês), ele ressaltou riscos para a Europa, alertando que o choque no setor de energia no continente “não é algo transitório”, no contexto da guerra na Ucrânia e das sanções contra a Rússia.
Gourinchas disse que o inverno europeu de 2022 “deve ser desafiador”, mas acrescentou que o inverno de 2023 “pode ser pior”.
Segundo a autoridade do FMI, de fato há algum custo macroeconômico para o mundo em fazer uma transição energética, mas evitá-la geraria custo “muito maior”.
Gourinchas disse ainda que a entidade recomenda que os bancos centrais “mantenham o passo” no aperto monetário em andamento.
Segundo ele, não é preciso acelerar o ritmo, o que geraria mais impacto negativo na atividade, mas também não se deve fazer uma pausa prematura, diante da inflação elevada.
Ele argumentou que boa parte do que tem sido visto até agora na verdade trata-se de uma “normalização” das políticas monetárias pelos bancos centrais.
E também apontou que, para o FMI, a inflação pode atingir seu pico agora ou no início de 2023, a depender do país.
O diretor do Departamento de Pesquisas do FMI disse que a China se mostra uma “exceção importante”, no contexto global de normalização da atividade, após o auge dos impactos da pandemia da covid-19.
Durante entrevista coletiva, ele notou que os lockdowns pontuais adotados por Pequim em sua política de covid zero pesam na atividade econômica, influindo nas projeções do Fundo para o país.
Questionado sobre o risco de novas variantes da covid-19 e seu potencial impacto na economia do mundo, Gourinchas disse que o FMI mantém atenção sobre o tema, citado em seu relatório Perspectiva Econômica Mundial, publicado mais cedo, mas também notou que outros riscos receberam mais ênfase nessa análise mais recente.
Gourinchas afirmou também que tem ocorrido turbulências em alguns segmentos do mercado do Reino Unido. Durante entrevista coletiva, ele se referiu especificamente a problemas de liquidez que levaram o Banco da Inglaterra (BoE, na sigla em inglês) a anunciar a compra temporária de gilts de longo prazo, para responder ao quadro.
Ele foi questionado sobre medidas fiscais anunciadas recentemente pelo governo do Reino Unido, recebidas com ceticismo pelos investidores, com desvalorização da libra e avanço dos retornos dos bônus do país (gilts).
Segundo ele, a política fiscal “deve estar alinhada com os objetivos da política monetária”, o que ajuda a melhorar a estabilidade financeira. A autoridade do Fundo ainda elogiou o fato de que o governo do Reino Unido prepara o anúncio de detalhes sobre o plano fiscal, para o fim deste mês.
De qualquer modo, recomendou que a iniciativa seja “consistente com o que o BoE está tentando fazer”, no momento em que o banco central aperta a política monetária para conter a inflação.
Gourinchas ainda foi questionado sobre a força do dólar. Segundo o dirigente do FMI, os países em geral devem basicamente “lidar” com a força da moeda e “deixar o ajuste doméstico ocorrer”.
Para ele, a valorização da moeda dos EUA é fruto de questões de fundamentos, como o aperto monetário do Federal Reserve (Fed, o banco central americano), não uma questão de disfuncionalidade dos mercados.
De qualquer modo, Gourinchas notou que esse movimento no câmbio coloca pressão sobre “uma série de países”.
FOFURA
Vaca 'invade' casa todos os dias para dar abraço em homem
O hábito começou quando o animal tinha apenas alguns meses de idade se tornando algo recorrente com o passar do tempo
ELEIÇÕES PELO MUNDO
Votação para presidente já se encerrou em países da Ásia e Oceania
Saiba onde cada candidato venceu. Resultados oficiais serão divulgados a partir das 17h (horário de Brasília)
TEMPO REAL
Eleições 2022 em São Paulo: siga apuração do segundo turno
Confira ao vivo o resultado do segundo turno das Eleições 2022 para o cargo de governador do São Paulo
CRIME RURAL
Homem é preso após golpe com compra de gado de R$ 100 mil
De acordo com a investigação, o gado objeto do golpe era destinado ao estado da Bahia, acobertado de documentação falsa, em trânsito no período noturno.
TEMPO REAL
Eleições 2022 no Brasil: siga apuração do segundo turno para presidente
Confira ao vivo o resultado do segundo turno das Eleições 2022 para o cargo de presidente da República
DESESTATIZAÇÃO
Bolsonaro corre para leiloar Porto de Itajaí e rodovias
Alguns projetos já estão no Tribunal de Contas da União (TCU), mas tempo hábil para concretização é desafio
ECONOMIA
IBGE revisa queda do PIB de 2020 para 3,3%
Anteriormente, foi divulgado que o Produto Interno Bruto do Brasil recuara 3,9% no primeiro ano da pandemia
COMBUSTÍVEL
Ubrabio pede retomada da mistura do biodiesel ao novo governo
Porcentual do mix está em 10% desde novembro de 2021, quando o presidente Jair Bolsonaro decidiu não avançar com o porcentual anual
IPC-FIPE
Índice de Preços ao Consumidor sobe 0,45% em outubro
O resultado de outubro ficou no teto das projeções de instituições de mercado
ESTADOS UNIDOS
Fed eleva juros em 0,75 p.p. e sinaliza aumento menor
Para o Fed, "a guerra da Rússia contra a Ucrânia", e os eventos relacionados estão criando uma pressão ascendente adicional sobre a inflação
PROTESTO
Rodovias liberadas sobem para 631, mostra balanço
Segundo o balanço, 15 estados registram ações, sendo que 98 pontos de rodovias estão interditados e há 52 pontos de bloqueio
Canal Rura © 2022 Todos os Direitos Reservados