Com previsão de frio intenso, Operação Noites Frias segue ativa em Jundiaí

A previsão de queda nas temperaturas nos próximos dias, com mínimas podendo chegar a 6°C no fim de semana e na próxima semana, mantém em alerta a Prefeitura de Jundiaí. Desde 28 de maio, a Unidade de Gestão de Assistência e Desenvolvimento Social (UGADS) aciona a Operação Noites Frias sempre que a mínima prevista é igual ou inferior a 13°C, garantindo acolhimento, proteção e dignidade às pessoas em situação de rua.
De acordo com a gestora da UGADS, Luciane Mosca, a ação segue com equipes nas ruas todos os dias, atuando de forma integrada. “A prioridade é oferecer proteção e acolhimento de forma humanizada. Nossos profissionais abordam, orientam e oferecem estrutura para que ninguém fique desassistido, especialmente nos dias mais frios”, afirma.
O Serviço Especializado de Abordagem Social (SEAS) mantém equipes 24 horas, percorrendo diferentes pontos da cidade para oferecer encaminhamento a espaços de acolhimento, onde há alimentação, banho e local para dormir, além da entrega de cobertores, meias, luvas, gorros e mantas térmicas. Nos dias mais frios, o Centro POP também amplia o horário de atendimento, funcionando até as 19h para receber e encaminhar pessoas que precisam de abrigo.
A Guarda Municipal de Jundiaí (GMJ) também apoia a operação, podendo acionar as equipes da assistência social sempre que identificar pessoas em situação de vulnerabilidade nas ruas.
Como ajudar
A Prefeitura reforça que a colaboração da população é essencial. Caso veja alguém em situação de rua precisando de ajuda, é possível acionar o SEAS 24 horas por telefone ou WhatsApp: (11) 98531-0146.
Em caso de emergência, a Defesa Civil pode ser acionada pelo telefone 199.
A Operação Noites Frias é mais uma ação permanente de cuidado e proteção, reforçando o compromisso de Jundiaí com a dignidade e a vida das pessoas em maior vulnerabilidade.