Com foco em segurança viária e capacitação, Prefeitura de Jundiaí adere ao Sistema Estadual de Trânsito (SISTRAN)

A Prefeitura de Jundiaí, por meio da Secretaria Municipal de Mobilidade e Transporte (SMMT), formalizou sua adesão ao Sistema Estadual de Trânsito – SISTRAN. A assinatura do termo foi feita pelo prefeito Gustavo Martinelli e contou com as presenças da secretária de Mobilidade e Transporte de Jundiaí, Ana Paula Silva de Almeida, de vários diretores da Pasta e do presidente do Conselho Estadual de Trânsito do Estado de São Paulo (CETRAN/SP), Frederico Pierotti Arantes.
A principal vantagem do SISTRAN é compartilhar dados e ações que possam ajudar para um trânsito mais seguro para os motoristas, pedestres e motociclistas. O sistema promove a integração e a cooperação dos órgãos e entidades integrantes do Sistema Nacional de Trânsito (SNT), assegurando atuação uniforme, harmônica e coordenada. O SISTRAN foi instituído pelo decreto 68.347, de 29 de fevereiro de 2024.
“A partir de agora temos mais uma ferramenta para nos municiar de informações, ajudando na tomada de decisões que visam reduzir o número de mortes e lesões graves. Vamos atuar de forma ainda mais integrada, podendo realizar mais treinamentos e receber recursos do Estado para programas de segurança viária”, disse o prefeito.
“A adesão de Jundiaí ao SISTRAN reforça nosso compromisso de buscar mais parcerias, sejam públicas ou privadas, focando na educação e na prevenção”, disse a secretária Ana Paula Silva Almeida. “Já temos parcerias com a Polícia Militar, Guarda Civil e o DETRAN SP. Hoje, Jundiaí está em segundo lugar no Estado entre os municípios com mais de 300 mil habitantes com mais óbitos em vias urbanas e em rodovias. Nosso trabalho é fazer esta posição cair bastante neste levantamento”, emendou o diretor de Operações de Trânsito da SMMT, Marcelo Roveri.
“A adesão de Jundiaí ao SISTRAN, nesta cerimônia com a presença do prefeito Gustavo Martinelli, mostra o compromisso da cidade com a missão de salvar vidas no trânsito. O documento assinado nesta data e as ações que já vêm sendo desenvolvidas pela Secretaria renderão frutos a curto e médio prazo e contribuirão para um trânsito mais harmônico e seguro na cidade”, completou Frederico Pierotti Arantes.
Segurança dos Motociclistas
Em 2025, a SMMT vem desenvolvendo o Programa Segurança do Motociclista, com a colaboração de empresas privadas e outros órgãos públicos. A iniciativa contribuiu para que Jundiaí ficasse dois meses sem registros de óbitos de motociclistas nas vias urbanas.
Em quatro reuniões, os Grupos de Trabalho (GTs) do programa (Indicadores/fatores de risco, Educação, Engenharia e Fiscalização) já compartilharam informações úteis para que ações concretas ajudem para um trânsito com menos sinistros e vítimas.
A iniciativa reúne periodicamente representantes da Polícia Militar, Polícia Rodoviária, Corpo de Bombeiros da cidade e da Região, empresas privadas, Prefeituras da Região Metropolitana de Jundiaí (RMJ), o Detran SP, SAMU, Hospital São Vicente e especialistas em outras áreas.












