Casal que fatura US$ 5 milhões por ano com negócio para pais dá 6 dicas de sucesso – Pequenas Empresas & Grandes Negócios
O CertifiKID, um site de descontos para serviços que envolvem pais e filhos, foi criado em 2010 pelo casal norte-americano Jamie e Brian Ratner. Eles também são autores de conteúdo sobre empreendedorismo voltado para o público familiar e têm propriedade para falar do assunto: no primeiro ano, o faturamento da CertifiKID foi de US$ 1 milhão. No ano passado, foi de US$ 5 milhões e deve chegar a US$ 6 milhões em 2022.
O casal Jamie e Brian Ratner empreende desde 2010 com um site de descontos para pais e filhos e conta segredos do sucesso (Foto: Reprodução/jamieratner.com)
Pais de dois, a ideia de negócio surgiu há 12 anos, quando eles ficavam incomodados com o preço de atividades extracurriculares dos filhos: as aulas de música estavam muito caras. Um dia, na estrada durante uma viagem, a esposa perguntou ao marido: “E se houvesse um site de ofertas focado especificamente no que os pais querem e precisam? Como o Groupon, mas para pais”, disse Jamie a Brian. O marido topou.
“A ideia mudou nossas vidas. No começo, investimos US$ 5 mil na construção do CertifiKID”, escreveu Jamie Ratner ao site CNBC. Ao portal, a empreendedora listou 6 dicas para ter um negócio de sucesso.
Segundo os empreendedores, ao criar um nome para a sua empresa, você precisa considerar alguns fatores: como as pessoas o receberão, se ainda fará sentido à medida que sua empresa crescer e mudar, se ele é fácil de lembrar.
“O nosso nome, CertifiKID, é um dos nossos maiores arrependimentos. Todos os dias, alguém pronuncia errado, geralmente nos chamando de ‘Certified Kid'”, escreveu a empresária na publicação. Pense que o nome precisa ser fácil de ser citado em e-mails e documentos importantes – o que pode gerar muita dor de cabeça se for difícil de escrever.
No começo, o casal pôde investir apenas US$ 5 mil no negócio. “Mantivemos uma equipe enxuta, com uma mistura de funcionários em tempo integral e prestadores de serviço“, contou Jamie Ratner. Para ela, é importante entender todas as facetas do negócio, das mídias sociais ao atendimento ao cliente, antes de tomar decisões custosas.
“Quando começamos a contratar, por exemplo, chamamos pessoas com um período de experiência de três meses. Só depois de entender se o profissional era o certo para o cargo, nós o contratávamos em tempo integral”, expressou.
“Crescemos organicamente por meio do boca a boca, das mídias sociais e de trocas ocasionais”, escreveu a empresária. Durante os primeiros dois anos de negócios, o casal se concentrou apenas em sua cidade e nas redondezas para achar clientes.
Networking com seu potencial público é importante. “Fiz o meu melhor para me conectar com todas as associações locais de pais e professores, empresários e meios de comunicação”.
Só depois de aprovado o conceito do negócio entre a clientela local, a família empreendedora expandiu lentamente para outras cidades dos EUA. “Começar localmente e dedicar um tempo para aperfeiçoar nosso negócio permite construir algo com longevidade”, aconselhou Jamie.
“Tivemos um atendimento ao cliente inigualável. Jamie atendia as ligações dos clientes às 23h de um sábado, e as pessoas ficavam chocadas ao ouvir o CEO do outro lado da linha”, escreveu Brian ao site.
Ele diz que dar reembolsos em forma de doces e absorver as perdas nas taxas de transação criou fidelidade com assinantes do CertifiKID, o que os inspirou a fazer várias compras e divulgar o negócio.
“Sacrifique algum tempo e dinheiro antecipadamente e você ganhará a fidelidade do cliente a longo prazo”, aconselhou o marido na publicação.
No início, o casal recusou dez oportunidades de aquisição e parceria. Eles tinham construído uma grande equipe e queriam conduzir as coisas do jeito deles.
“Saber nosso valor nos ajudou imensamente quando aparecemos no programa Shark Tank em 2019. Foi uma negociação difícil, mas conseguimos um acordo com Kevin O’Leary por US$ 600 mil em troca de 19% de capital. O’Leary e sua equipe nos ajudaram imensamente no crescimento nacional dos negócios e na resistência à pandemia”, contou o casal.
É preciso saber a hora certa de receber investimentos e fechar parcerias. Não se encante com qualquer oferta: saiba o valor de seu negócio antes de dar esse passo.
No começo, a empresa viu uma tendência de sites de descontos oferecerem uma marca por dia em seu rol de cupons e parcerias. Eles tentaram acompanhar, mas não fazia sentido para o público de pais e filhos.
“Aprendemos uma lição valiosa: nosso sucesso viria da construção dos nossos relacionamentos e não de tentar copiar os grandes concorrentes. Nossa filosofia era que a gente não perderia um cliente por conta de uma oferta”, escreveu o casal no site.
Construir seu próprio modelo de negócio, atento à necessidade de seu público, é mais importante do que seguir a moda.