Campo Limpo Paulista dá um passo histórico rumo à segurança hídrica

Na última terça-feira, 22 de julho de 2025, foi dado o pontapé inicial para uma das maiores obras de infraestrutura da região: o novo sistema da Sabesp, que vai reforçar o abastecimento de água em Campo Limpo Paulista e Várzea Paulista.
O evento contou com a presença do governador Tarcísio de Freitas, do presidente da Assembleia Legislativa, deputado André do Prado, da secretária de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística, Natália Resende, além do prefeito Adeildo Nogueira, que teve papel fundamental na articulação para que o projeto saísse do papel.
Com o apoio do Governo do Estado, chega a resposta que a cidade esperava há mais de 60 anos.
A obra, com investimento de mais de R$ 170 milhões, prevê a construção de uma estação elevatória de água bruta e 25 km de adutoras que vão transportar água da represa Paiva Castro, em Mairiporã, até a Estação de Tratamento de Água de Campo Limpo Paulista – que também abastece Várzea Paulista.
O governador Tarcísio reforçou a importância da iniciativa:
“Estamos falando de dobrar nossa capacidade de produção de água bruta. É um investimento que garante saúde pública, desenvolvimento, geração de empregos e qualidade de vida. Água é o primeiro passo para atrair empresas e transformar a realidade de uma cidade”.
A obra vai beneficiar mais de 200 mil moradores, reforçando o abastecimento especialmente durante o período de estiagem. A previsão de conclusão é até 2027.
Com a confirmação do projeto, novos empreendimentos voltaram a ser retomados e a cidade passou a atrair investimentos.