Ao vivo – GP do Japão de F1 | F1 na Band – Band Jornalismo

Fórmula 1
Siga o Esporte na Band nas redes
Esportes
Siga o Esporte na Band nas redes
Band.com.br
Siga a Band.com.br nas redes
Max Verstappen venceu neste domingo (24) o Grande Prêmio do Japão, a 16ª etapa da temporada da Fórmula 1, e deu à Red Bull o título do Mundial de construtores de 2023. É o sexto título do time austríaco, que foi campeã também em 2010, 2011, 2012, 2013 e 2022.
Com o primeiro lugar do holandês, que ainda fez a volta mais rápida, a Red Bull chegou a 623 pontos e não pode mais ser alcançada pelas principais concorrentes – a Mercedes tem 305, enquanto a Ferrari foi a 285. De quebra, ainda deixou Verstappen – que venceu 13 das 16 corridas no ano até aqui – perto do título do Mundial de pilotos, que pode vir já no GP do Catar.
Verstappen foi o único piloto da Red Bull a pontuar em Suzuka, já que Sergio Pérez abandonou a prova em um domingo incomum. Depois de largar em sexto e se envolver em um toque com Lewis Hamilton (Mercedes) antes mesmo da curva 1, o mexicano protagonizou acidentes e punições até que recolhesse para os boxes na volta 15. Porém, 25 voltas depois, a equipe mandou Checo de novo para a pista para cumprir uma punição, de forma a evitar uma perda de posições no grid do GP do Catar; feito isso, ele abandonou de vez no Japão.
A prova deste domingo ainda terminou com os dois pilotos da McLaren no pódio: Lando Norris foi o segundo colocado, com Oscar Piastri em terceiro. Foi o primeiro pódio do australiano na Fórmula 1.
Na Ferrari, Charles Leclerc foi o quarto colocado, enquanto Carlos Sainz terminou em sexto. A Mercedes, que protagonizou intensas disputas internas de posições, teve Lewis Hamilton em quinto e George Russell em sétimo.
Completando as dez primeiras posições, Fernando Alonso (Aston Martin) foi o oitavo, com as duas Alpine logo atrás: Esteban Ocon foi nono, com Pierre Gasly em décimo.
Com os resultados do GP do Japão, os cinco primeiros colocados do Mundial de pilotos 2023 são:
A próxima etapa da temporada 2023 da Fórmula 1 é o Grande Prêmio do Qatar, em Lusail. A prova acontece entre os dias 6 e 8 de outubro e contará com corrida sprint no sábado (7). O Grupo Bandeirates de Comunicação terá cobertura completa.
Confira como foi o Grande Prêmio do Japão:
Red Bull, campeã 2023!
Com a vitória de Max Verstappen, a Red Bull conquista pela sexta vez o Mundial de construtores.
O time austríaco chegou a 623 pontos, contra 305 da Mercedes e 285 da Ferrari.
Max Verstappen vence o GP do Japão!
Max Verstappen (Red Bull) vence o Grande Prêmio do Japão – a 13ª vitória do holandês em 16 corridas na temporada.
Lando Norris (McLaren) e Oscar Piastri (McLaren) completam o pódio. É o melhor resultado do australiano na F1.
Os 10 primeiros colocados:
Pérez abandonou (de novo)
Bom, Sergio Pérez (Red Bull) foi para os boxes e, até segunda ordem, abandonou.
Acredite se quiser: Pérez volta à pista
Depois de abandonar na volta 15 e passar quase metade da prova nos boxes, Sergio Pérez (Red Bull) volta à pista. O objetivo é cumprir uma punição para evitar a aplicação dela no GP do Catar – e, se possível, descolar uma volta mais rápida e testar alguma coisa.
Classificação
A 20 voltas para o fim, os dez primeiros colocados são:
E fim de linha para Albon
Agora é Alexander Albon (Williams) quem recolhe. Já são cinco abandonos.
Fim de prova para Sargeant
Logan Sargeant (Williams) vai para os boxes e recolhe. Fim de semana ruim para o pressionado norte-americano.
Stroll abandona
Lance Stroll (Aston Martin) é mais um que vai para os boxes e abandona. Tudo indica que o canadense tinha problemas na asa traseira.
Fogo amigo
Lewis Hamilton (Mercedes) esparrama e coloca George Russell (Mercedes) para fora da pista. O mais novo da dupla, no rádio, reclama: “É para brigarmos entre nós ou com ou outros?”
Fim de prova para Checo
Teve acidente, teve punição, teve mais acidente, teve mais punição… Até que a Red Bull chama Sergio Pérez, que vai para os boxes para abandonar a corrida. Um domingo para se esquecer do mexicano.
Que dia, Pérez!
Sergio Pérez (Red Bull) retarda a freada no hairpin e toca Kevin Magnussen (Haas), que roda.
Fim de prova para Bottas
Valtteri Bottas (Alfa Romeo) leva a pior após um toque de Logan Sargeant (Williams) e é o primeiro a abandonar a corrida.
Fogo amigo (de alto nível)
Na briga pela sétima posição, George Russell (Mercedes) dá o bote sobre Lewis Hamilton (Mercedes) na chicane e ultrapassa o companheiro. Mas Hamilton dá o troco na abertura da volta seguinte e retoma a posição. Os dois andam lado a lado.
Relargaram
Pista liberada.
Max Verstappen (Red Bull) mantém a liderança, com Lando Norris (McLaren) e Oscar Piastri (McLaren) logo atrás. Charles Leclerc (Ferrari) vem em quarto, com Carlos Sainz (Ferrari) em quinto. Fernando Alonso (Aston Martin), sexto, pressiona Sainz.
Toques & Acidentes
O safety car é acionado ainda na primeira volta, graças a vários acidentes.
Teve toque de Sergio Pérez (Red Bull) em Lewis Hamilton (Mercedes), teve batida em Alexander Albon (Williams), teve pancada em Valtteri Bottas (Alfa Romeo)…
Largaram!
Na largada, Max Verstappen (Red Bull) ataca Oscar Piastri (McLaren) para proteger a liderança. Consegue, mas perde tempo. Lando Norris (McLaren) aproveita a disputa, encosta e toma o segundo lugar do companheiro de equipe.
Vai começar
Os pilotos vão para a volta de aquecimento de pneus e motores.