Além de Flora: as 10 piores vilãs da novelas da TV Globo – ig.com.br
‘A Favorita’ está sendo reprisada e o público está revivendo as maldades de Flora; veja outras vilãs inesquecíveis.
Por Larissa Albuquerque | 25/10/2022
A vilã fez sucesso em 2006, quando “A Favorita” foi exibida. Além de ser perversa e muito inteligente, a personagem de Patrícia Pillar divertia os telespectadores com comentários sarcásticos. Agora, ela reapareceu no “Vale a Pena Ver de Novo”, da Globo.
Fernanda (Dina Sfat), de “Selva Pedra”, foi uma vilã que marcou os anos 70. Abandonada por Cristiano (Francisco Cuoco) no altar, ela faz de tudo para se vingar. A personagem chegou a prender a mocinha da trama em um casarão por dois meses e sabotou obras públicas. Na segunda versão da novela, de 1986, Fernanda foi interpretada por Christiane Torloni.
E quem não lembra de Odete Roitman (Beatriz Segall) de “Vale Tudo”? Autoritária e esnobe, a vilã fazia questão de mostrar desprezo e humilhar os mais pobres da trama. Na novela, ela é morta e, deste modo, o enredo gira em torno da seguinte questão: “Quem matou Odete Roitman?”.
Interpretada por Glória Menezes, em “Rainha da Sucata” Laurinha também fez sucesso pelas maldades. A antagonista dela era a mocinha Maria do Carmo (Regina Duarte), uma mulher suburbana que ficou rica com o negócio de ferro-velho herdado do pai. A vilã é madrasta de Edu (Tony Ramos), par romântico da protagonista. Deste modo, Laurinha, uma ricaça falida, faz de tudo para afastar o casal. A personagem, no entanto, tem um final trágico ao cair do topo de um arranha-céu de São Paulo.
Raquel, irmã gêmea de Ruth (ambas interpretadas por Glória Pires), se aproveitava da semelhança para colocar os planos maldosos em ação. Ela conquistou por interesse o homem que a irmã amava e, após sofrer um acidente e ser dada como morta, volta fingindo ser Ruth para se vingar dela.
Laura (Cláudia Abreu) marcou pelo cinismo e falsidade. A vilã fingia ser fã de Clara Diniz, mas, na verdade, tinha inveja da mocinha. Ela queria a beleza, casa e até a profissão da personagem de Malu Mader. A novela contou com muita baixaria e cenas marcantes das rivais.
Movida pela ambição, Bárbara (Giovanna Antonelli) fazia de tudo para usufruir da fortuna do namorado Paco (Reynaldo Gianecchini), dado como morto. Para alcançar o objetivo, a vilã ainda forja a paternidade do filho e impede o romance do protagonista com Preta (Taís Araújo).
Renata Sorrah é lembrada até hoje pelo papel de Nazaré Tedesco de “A Senhora do Destino”. A vilã começa a trama como prostituta de bordel e fez de tudo para melhorar a vida, inclusive roubar um bebê. Sem escrúpulos e movida pela maldade, a personagem comete ilegalidades para proteger o segredo.
Bia Falcão (Fernanda Montegro) tinha horror a pobre, mas se envolveu com um: Murat (Lima Duarte), com quem teve uma filha. Abandonada pelo amado, a vilã largou a filha Vitória (Claudia Abreu) ainda bebê e disse a todos que a criança nasceu morta. A menina morou na rua e, anos depois, se envolveu com Pedro (Henri Castelli), neto de Bia. Após cometer crimes para proteger o segredo, ela escapa da punição e termina a trama em Paris com o amante Matheus (Cauã Reymond), um garoto de programa.
A vilã fazia de tudo para ter o amor de Rafael (Eduardo Moscovis), que era apaixonado por Serena (Priscila Fantin). Cristina (Flávia Alessandra) não media a consequência das ações e tinha planos criminosos. No final, ela tenta matar a mocinha para ficar com o amado. Mas Rafael se joga na frente de Serena e acaba sendo morto pela vilã. Não à toa, a personagem é levada para o inferno no final da novela.
Não tem como falar de vilãs e não lembrar de Carminha (Adriana Esteves) de “Avenida Brasil”. A personagem fez tudo pelo dinheiro: matou o marido e deixou a enteada, Rita (Mel Maia), quando criança, no lixão. Além disso, ela se casou com um ex-jogador de futebol apenas pela fortuna dele, já que o traia constantemente. A personagem também não deixava de humilhar quem atravessasse o caminho dela e teve um combate marcante com Rita (Debora Falabella), que voltou adulta para trama para se vingar.