Pfizer bivalente começa a ser aplicada em profissionais da saúde

Na primeira fase da campanha de imunização contra a Covid-19 com a Pfizer bivalente, foram imunizadas pessoas com mais de 70 anos e, em seguida, foi disponibilizada para pessoas acima de 60 anos; gestantes e puérperas e, agora, chega a vez dos profissionais da saúde. A vacinação com a Pfizer bivalente e outros imunizantes da Covid-19 acontecem nas UBSs do município que possuem sala de vacina, de segunda a sexta, das 7h30 às 11h e das 13h às 15h.
Até o momento, já foram imunizadas cerca de 3.200 pessoas dentro do grupo prioritário divulgado. Com o número considerável de pessoas que poderiam e ainda não receberam as doses complementares, a Secretaria da Saúde reforça que a adesão ainda está baixa e que a vacinação é a forma mais eficaz de reduzir a contaminação e impedir a ocorrência de casos graves da doença.
A vacinação da bivalente é recomendada apenas como reforço para pessoas que foram plenamente vacinadas com o esquema primário, mesmo aquelas que tomaram a vacina de dose única, são obrigatórias as duas doses. Para receber o reforço, é preciso ter intervalo igual ou superior a quatro meses da conclusão do esquema anterior e fazer parte dos grupos elegíveis, que incluem pessoas a partir de 12 anos de idade.
Confira a lista de grupos prioritários que podem receber a Pfizer Bivalente:
- Idosos de 60 anos ou mais de idade;
- Pessoas vivendo em instituições de longa permanência a partir de 12 anos (ILP e RI) e seus trabalhadores;
- Pessoas imunocomprometidas a partir de 12 anos de idade;
- Indígenas, ribeirinhos e quilombolas (a partir de 12 anos de idade);
- Gestantes e puérperas;
- Trabalhadores da saúde;
- Pessoas com deficiência permanente (a partir de 12 anos de idade);
- População Privada de Liberdade e Adolescentes em Medidas Socioeducativas;
- Funcionários do Sistema de Privação












