Inovação aberta como ferramenta de conexão entre governo e startups – Gazeta do Povo

Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
O Sua Leitura indica o quanto você está informado sobre um determinado assunto de acordo com a profundidade e contextualização dos conteúdos que você lê. Nosso time de editores credita 20, 40, 60, 80 ou 100 pontos a cada conteúdo – aqueles que mais ajudam na compreensão do momento do país recebem mais pontos. Ao longo do tempo, essa pontuação vai sendo reduzida, já que conteúdos mais novos tendem a ser também mais relevantes na compreensão do noticiário. Assim, a sua pontuação nesse sistema é dinâmica: aumenta quando você lê e diminui quando você deixa de se informar. Neste momento a pontuação está sendo feita somente em conteúdos relacionados ao governo federal.
O ecossistema de inovação paranaense vive seu melhor momento em nosso Estado. O número de startups nos últimos quatro anos duplicou. Imagino que seja possível triplicar este número, e quadruplicar o volume de investimentos no ecossistema de inovação paranaense nos próximos quatro anos, reflexo da integração entre empresas de base tecnológica, governo, academia e sociedade.
A inovação aberta tem sido uma ferramenta poderosa para conectar e integrar as startups com as ações do Governo do Paraná. Percebe-se claramente que, quando se utiliza a inovação aberta para resolver desafios de governo, as soluções, de múltiplos agentes e organizações diversas, são viáveis e resolutas. A oportunidade de cocriar com profissionais ou organizações externas é também uma forma do governo estar disposto a compartilhar o benefício de tal colaboração com os cidadãos.
A partir desta concepção de inovação aberta em parceria com os ecossistemas, uma das chaves é a comunidade de membros que contribuem com ideias e interagem no desenvolvimento de novos serviços para a população. Daí a importância de se fortalecer os ecossistemas regionais de inovação.
Vale ressaltar o impulso adicional do governo do estado ao empreendedorismo no Paraná realizado por meio da Inovação Aberta. Neste sentido, posso mencionar alguns programas realizados nestes últimos anos. Dentre eles, posso mencionar o BRDE LABS, que foi criado com o objetivo de acelerar o ambiente de inovação da região sul do Brasil, ao unir empresas consolidadas a startups que possuem soluções inovadoras. A iniciativa é uma parceria entre o Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE), a Hotmilk, aceleradora da PUCPR e a Amcham Brasil. Por sua vez, com o propósito de parceria com a Beta-i, a COPEL VOLT foi criada para aproveitar a sinergia de startups globais, implementando inovações com potencial de geração de valor para a Copel. O programa também visa trazer agilidade no desenvolvimento de novos produtos e serviços, inserindo a Companhia em novos mercados. Neste enfoque, também o programa CELEPAR.LAB + Hotmilk, o qual conta com um espaço no Tecnoparque/Hotmilk, localizado no campus de Curitiba da PUCPR, a fim de incorporar iniciativas do ecossistema de inovação para o poder público para trazer benefícios à sociedade. Também se concebe uma outra proposta o Programa de Inovação Aberta para o Setor de Saneamento Ambiental – SANEPAR STARTUPS que foi criada com o propósito de prospectar e selecionar soluções inovadoras e sustentáveis para os desafios do setor e fornecer condições para o seu desenvolvimento acelerado e, nos casos de sucesso, contribuir para a sua implantação permitindo que seus impactos tenham o maior alcance possível. Outrossim, podemos assinalar o programa INOVA INVEST, da Invest Paraná, que seleciona ferramentas e soluções tecnológicas para serem utilizadas e divulgadas em ações de promoção comercial envolvendo empresas exportadoras, compradores internacionais e investidores nacionais e estrangeiros.
Todas estas iniciativas de governo estão elencadas na plataforma InovaHub Paraná, que também promove um mapeamento do ecossistema de inovação do estado, como startups; parques tecnológicos; agências de inovação nas Universidades; aceleradoras; incubadoras; investidores Fundo; ecossistemas Regionais; representantes Municipais e Coworkings. Atualmente já são mais de mil agentes cadastrados na plataforma.
Convém destacar que não há inovação sem processo, metodologias e métricas. Para que a dinâmica de inovação seja constante e sistêmica no governo, é necessário projetar e estabelecer as funções e o processo que garanta uma execução permanente da busca de ideias, sua prototipagem e validação e a tomada de decisão final com base em indicadores orientados para os objetivos definidos.
*André Telles é Certificado em Technology Entrepreneurship: Lab to Market na Harvard University eUniversity of San Diego – Califórnia. Pós-Graduado em administração pela FAE Business School. Especialista em inovação e governos inteligentes, com projetos realizados em parceria com a Prefeitura de Barcelona e o Governo da Catalunha. Escritor. Autor de seis livros relacionados ao tema da tecnologia e inovação. Professor de Pós-Graduação e palestrante. Vice-presidente de Smart Cities da Associação Brasileira de Internet das Coisas (ABINC) Diretor de inovação da Associação de dirigentes de vendas e marketing (ADVBPR). Foi assessor de gestão inteligente e inovação no Governo do Paraná e assessor de Inovação na Companhia de Tecnologia do Paraná (Celepar). Atualmente é Superintendente-Geral de Inovação do Governo do estado do Paraná.
Máximo de 700 caracteres [0]
Ao se cadastrar em nossas newsletters, você concorda com os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade, incluindo o recebimento de conteúdos e promoções da Gazeta do Povo. O descadastramento pode ser feito a qualquer momento neste link.
WhatsApp: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.
Apenas assinantes podem salvar para ler depois
Saiba mais em Minha Gazeta
Você salvou o conteúdo para ler depois
As notícias salvas ficam em Minha Gazeta na seção Conteúdos salvos. Leia quando quiser.
Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Carregando notificações
Aguarde…
Os recursos em Minha Gazeta são exclusivos para assinantes
Saiba mais sobre Minha Gazeta »

source

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Search this website
WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com