Franco da Rocha apresenta inovação sustentável na Bienal Internacional de Arquitetura de São Paulo

Técnicos da Secretaria Municipal de Obras e Serviços representaram Franco da Rocha na 14ª Bienal Internacional de Arquitetura de São Paulo, realizada na Oca do Parque do Ibirapuera, com a apresentação de um projeto inovador de contenção sustentável em bambu executado na cidade.
O trabalho foi destaque em duas sessões do evento, nos dias 25 de setembro e 9 de outubro, dentro da programação da Bienal, que nesta edição traz o tema “Extremos: Arquiteturas para um Mundo Quente”, debatendo soluções urbanas para enfrentar as mudanças climáticas.
A iniciativa do projeto foi desenvolvida pelo engenheiro e diretor de obras Marcos Paulo Ladeia, durante sua especialização em Cidades Resilientes, com participação da arquiteta Nathalia da Mata, que integra o estudo em seu doutorado na área de Planejamento Urbano Sustentável.
O projeto foi aplicado na Praça Pinhal, localizada na Vila Carmela de Túlio, e propõe o uso do bambu como alternativa ao concreto em contenções de encostas, solução que alia eficiência técnica, baixo impacto ambiental e viabilidade econômica.
Enquanto o concreto é responsável por altas emissões de carbono em sua produção, o bambu é um material renovável, com capacidade de conter carbono durante o crescimento, contribuindo para a redução dos impactos ambientais.
Em uma cidade marcada por áreas de relevo acentuado, como Franco da Rocha, desenvolver soluções sustentáveis e resilientes é fundamental para o enfrentamento das mudanças climáticas e para o futuro urbano da cidade.
A Praça Pinhal segue em fase final de implantação e recebe os últimos ajustes antes da inauguração oficial, que marcará mais um passo da cidade na integração entre inovação, sustentabilidade e planejamento urbano.












