Prefeitura de Caieiras mantém ações preventivas de combate à dengue

As ações preventivas e de combate à dengue não param. As equipes de saúde do Centro de Zoonoses e da Defesa Civil prosseguem realizando trabalhos constantes para combater o Aedes Aegypti, transmissor da doença.
Além da Avaliação de Densidade Larvária, realizado periodicamente para identificar e monitorar a presença de larvas em diversos pontos da cidade, há também o controle de criadouros que é feito sempre que um caso de dengue é confirmado, com um bloqueio no entorno da residência do paciente, abrangendo uma área de aproximadamente 150 metros.
Da mesma forma, as equipes mantém a fiscalização de “pontos estratégicos”, como locais com acúmulo de água, e os “imóveis especiais”, que possuem grande fluxo de pessoas e exigem vistorias detalhadas a cada três meses. O fumacê também tem sido utilizado para auxiliar no controle do mosquito, embora o Ministério da Saúde destaque que a eliminação dos criadouros é a ação mais eficaz.
Além de todas essas ações, a prefeitura prossegue com a cobertura vacinal para crianças e adolescentes de 10 a 14 anos, com campanhas de vacinação nas escolas, visando atingir 100% da demanda. A prefeitura também disponibiliza testes rápidos disponíveis nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e Unidades Básicas de Saúde (UBSs).
Vale lembrar que a colaboração da população na eliminação de criadouros e no cuidado com os sintomas da doença é fundamental. Denúncias sobre focos de água podem ser feitas pelo telefone 156, e-mail zoonoses@caieiras.sp.gov.br ou através do site da Prefeitura.
Juntos, podemos combater a dengue!