O que são criptomoedas e como funcionam – Investing.com Brasil

Investing.com BR
Supere o S&P500 com ações selecionadas por IA
Índice
Home > Cripto
Finanças, mercado financeiro e jornalismo econômico
Gerente e editor-chefe do Investing.com no Brasil
Formado em Relações Internacionais e em Economia pela Facamp
Uma criptomoeda é um ativo digital criptografado que pode ser usado como meio de troca ou reserva de valor. A criptografia única, ou código computacionalmente seguro, de cada criptomoeda controla sua oferta monetária para evitar sua desvalorização, bem como o meio pelo qual as unidades podem ser criadas, armazenadas e transferidas com segurança.
Os preços das criptomoedas são geralmente expressos pela taxa de câmbio entre uma moeda digital, por exemplo, Bitcoin (BTC), e o dólar americano (USD), que é a moeda de reserva mundial. Um preço de BTC/USD $6.360,9 indica a quantidade de dólares americanos necessária para adquirir um Bitcoin. Os pares de moedas que não incluem o dólar americano também indicam uma unidade da primeira moeda expressa como um valor da segunda, por exemplo: BTC/Real 127.848 indica que são necessários 127.848 reais para comprar um Bitcoin.
As criptomoedas não são respaldadas por governos, bancos ou ativos subjacentes, como o ouro. Em vez disso, a moeda é controlada através de um sistema descentralizado de livros contábeis públicos chamados blockchains. Esses livros contábeis são mantidos por particulares em computadores individuais, que formam o chamado sistema peer-to-peer, responsável por evitar que o valor do ativo seja afetado por qualquer entidade.
Para realizar uma transação baseada em criptomoeda, o detentor de uma cripto deve primeiro publicar sua intenção de fazer uma transferência em um software especializado, que emprega chaves de usuário exclusivas. Essa intenção é enviada a nódulos, isto é, a computadores individuais vinculados a uma rede, e juntos eles verificam a autenticidade e a propriedade da criptomoeda.
Assim que a verificação é concluída, a transação se torna um “bloco”, que é então anexado ao bloco precedente (contendo o código para a transação concluída anteriormente). Todas as transações são permanentes e não podem ser desfeitas, o que torna extremamente difícil e pouco provável que haja a corrupção do sistema.
A criação de novas unidades autênticas de criptomoedas é determinada pela criptografia de cada moeda digital. Por exemplo, novas unidades de Bitcoin são criadas quando indivíduos (“mineradores” de Bitcoin) as recebem como recompensa por manter o blockchain do Bitcoin, um processo chamado de “mineração”.
A grosso modo, é similar a um jogador de video game que ganha créditos ou outras unidades valiosas (que são transferíveis) quando tarefas específicas são concluídas com sucesso dentro do software codificado do jogo.
As criptomoedas inteiramente novas são geralmente criadas através de uma oferta inicial de moeda (ICO, na sigla em inglês), que é similar à oferta inicial de ações (IPO, na sigla em inglês) que cria uma empresa de capital aberto a partir de uma empresa de capital fechado. No entanto, os ICOs não são tão formais como os IPOs, e possuem mais similaridades com o chamado financiamento coletivo, ou crowdfunding – a expressão “vendas coletivas”, ou “crowd sales”, é um jargão do mundo dos ICOs, porque a venda de uma nova moeda é um investimento, e não uma doação.
O ICO começa com uma ideia de uma nova criptomoeda, que é publicada em um relatório técnico. Os apoiadores do ICO tentam gerar interesse divulgando a ideia, o que não é feito normalmente por agentes formais, como instituições financeiras, como ocorreria em um IPO.
Quando o ICO é lançado, seu sucesso depende da geração suficiente do capital desejado, seja na forma de moedas fiduciárias, outras criptomoedas ou outra forma de capital. Os investidores recebem sua parcela da nova criptomoeda, e os fundos arrecadados são usados para o crescimento do projeto. Se o ICO não atingir seus objetivos, os apoiadores recebem seu capital de volta e o projeto é abandonado.
As páginas de criptomoedas no Investing.com fornecem todas as ferramentas analíticas, notícias e informações necessárias para uma boa tomada de decisão sobre essa classe de ativos.
Na página de Criptomoedas você encontrará uma tabela das 10 principais moedas digitais, classificadas por capitalização de mercado. As colunas da tabela podem ser reorganizadas em ordem ascendente ou descendente clicando em cada cabeçalho.
As informações sobre Oferta Inicial de Moeda (ICO) podem ser acessadas através da navegação na barra cinza no topo da página, diretamente abaixo do cabeçalho preto no topo de cada página do site. Também é possível acessar outras ferramentas de criptomoedas, como o conversor de moedas e uma página que destaca uma variedade maior de moedas digitais.
Cada criptomoeda possui sua própria página com dados históricos, gráficos, notícias e informações, por exemplo: Bitcoin.
Vamos a ver o que é um ETF de Bitcoin, como funciona, as vantagens e desvantagens que apresenta, previsão futura, se vale a pena investir
As criptomoedas deixaram de ser uma promessa e viraram uma realidade em uma economia cada vez mais digital e integrada. Nesse cenário, uma pergunta comum
A mineração de criptomoedas, como o Bitcoin, é uma forma de garantir a segurança da blockchain e receber recompensas por validar e registrar as transações
A rápida digitalização da economia ganhou um novo capítulo com a popularização dos NFTs, sigla de “Non-Fungible Token”, que significa “token não fungível” em português.
Investing.com
Nossos Aplicativos
Siga-nos
Divulgação de riscos: Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.
A versão em inglês deste acordo é a versão principal, a qual prevalece sempre que houver alguma discrepância entre a versão em inglês e a versão em português.












