2ª Conferência Regional de Promoção da Igualdade Racial acontece em Franco da Rocha com debates, cultura e fortalecimento de políticas públicas

No último sábado (14), Franco da Rocha sediou a 2ª Conferência Regional de Promoção da Igualdade Racial (COMPIR), com o tema “Igualdade e Democracia: Reparação e Justiça Racial”. O evento aconteceu no auditório da Secretaria de Assistência Social (Rua Cinco de Maio, 97 – Centro) e foi organizado pela Prefeitura, por meio das Secretarias de Governo, Comunicação e Cultura, em parceria com o CIMBAJU (Consórcio Intermunicipal dos Municípios da Bacia do Juquery), sendo a única referência institucional de igualdade racial conduzida por uma prefeitura da região.

A Conferência teve como objetivo fortalecer o diálogo entre a população, gestão pública e representantes dos movimentos sociais, além de construir propostas que promovam democracia, justiça racial e reparação histórica, temas citados diversas vezes durante o evento.

Cultura: também é um símbolo de resistência

A programação do evento foi extensa e teve início no período da tarde, com um coffee break. Em seguida, aconteceu a abertura oficial, com a apresentação das autoridades e conselheiros municipais. Entre as autoridades destacaram-se os prefeitos do CIMBAJU e o diretor geral do Consórcio, Wagner Carneiro de Santana; o cacique Awan, da comunidade indígena de Mairiporã e Nega Lora (Ivete Rodrigues Macedo e Silva), palestrante e referência nacional na luta antirracista.

Logo na abertura, a prefeita Lorena Oliveira destacou a importância do encontro para a atuação do governo.

“É uma luta ainda muito grande, a gente tem que reconhecer que existem avanços, mas muitos desafios. Quero colocar a minha função à disposição para que a gente lute juntos e garanta os direitos da população da nossa cidade e do nosso país e por isso temos a conferência. Os gestores públicos, além de terem participação social, têm a responsabilidade de construir uma sociedade mais justa, livre de preconceitos e sem violência ”, enfatizou a prefeita.

A palestrante Ivete Rodrigues, Nega Lora, trouxe reflexões importantes sobre a luta por igualdade racial. “Rodamos as conferências por todo o Brasil para construir uma política que não retroceda, mesmo com a troca de gestão. Isso é um gasto de tempo, de pessoas e de dinheiro. Queremos uma lei nacional que fortaleça as outras leis municipais e estaduais, para que os avanços não sejam perdidos.”, ressaltou.

“Nós vivemos hoje uma escravidão contemporânea. A Constituição nos garante direitos iguais, mas o que vemos ainda é exclusão. E se nós não nos colocarmos nesse novo ciclo tecnológico, seremos novamente deixados para trás.”, também explicou Nega Lora sobre a inclusão da comunidade negra em meio as novas tecnologias.

A 2ª COMPIR foi um momento histórico para Franco da Rocha e região. Como destacou a prefeita Lorena Oliveira, “A Conferência reafirma o compromisso com a igualdade racial como política pública estruturante e é um esforço coletivo para transformar tudo o que causa a desigualdade”.

Mais autoridades presentes Outros nomes de destaque no evento foram os vice-prefeitos Diego Hernandes (Franco da Rocha) e Francisco Bernabé (Francisco Morato), os vereadores Eric Valini (Franco da Rocha) e Dom João Paulo (Francisco Morato), representantes do Conselho Estadual de Participação e Desenvolvimento da Comunidade Negra, como Marlene Alves da Costa e Reginaldo Costa. Também estiveram presentes Flávio Soares de Barros, que é dirigente estadual da Rede Sustentabilidade; Décio Vieira, da Comissão Organizadora Estadual (COE); e Jorge Luiz, coordenador de Igualdade Racial da ALESP.

A programação contou ainda com a presença de gestores e representantes municipais e intermunicipais, como Ricardo Massonetto, secretário de Cultura de Mairiporã; Samanta Silva, secretária de Governo e Comunicação de Franco da Rocha; Eduardo Reis, secretário de Educação de Franco da Rocha; Widerson Anzelotti, secretário de Relações Institucionais de Franco da Rocha; Erineide , secretária de Assistência Social de Franco da Rocha e Larissa Raniel, coordenadora da Sala de Apoio à População LGBTQIA+, representante da ANTRA e assessora em políticas públicas de Francisco Morato. Reginaldo Rogério Raimundo, presidente do Sindicato dos Servidores Públicos de Mairiporã, também esteve presente.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Search this website
WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com